Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Ciclo de Colóquios da Física 2022 sobre o Tema "Aspectos Importantes de Complexidade Através de Modelos Matemáticos Simples" Ministrado por Marcos Gomes Eleutério da Luz | CCEN UFPB

por Ana Magyar publicado: 19/10/2022 09h16, última modificação: 19/10/2022 09h18

O Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Física (PPGF), realiza o ciclo de colóquios da Física com o primeiro tema sobre "Aspectos Importantes de Complexidade Através de Modelos Matemáticos Simples", ministrado pelo Professor Dr. MARCOS GOMES ELEUTÉRIO DA LUZ, no dia 21/10/2022, às 16h, via Google Meet.

Marcos Gomes Eleutério da Luz é graduado em Física pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), doutor em Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e tem pós-doutorado pela Harvard University-EUA. Tem experiência nas áreas de Física Atômica e Molecular, Física Estatística e Fisica Matemática, com ênfase em Caos Quântico, Transporte em Sistemas Quânticos, Caminhadas Aleatórias e Física Aplicada a Biologia, atuando principalmente nos seguintes temas: funções de Green e caos quântico, espalhamento em 2D, transporte de cargas em moléculas e sólidos desordenados, controle de evolução quântica, grafos quânticos, complexidade, "foraging", buscas aleatórias, e vôos de LévyAtualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Resumo: Complexidade é mais um conceito amplo do que realmente um conjunto de propriedades bem estabelecidas sobre um sistema natural. Entretanto, aspectos gerais e características claras podem ser delineadas na definição do que seja um sistema complexo. Neste seminário iremos discutir a ideia universal de sistemas complexos, pontuando seus atributos mais determinantes. Modelos matemáticos muito simples serão discutidos na tentativa de exemplificar as "impressões digitais" de complexidade.

Mais informações no site do PPGF