Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Centro de Ciências Exatas da Natureza (CCEN) divulga o "10º Fórum Internacional de Resíduos Sólidos 2019 (FIRS)” Realizado pela UFPB através da PRAC

por Ana Magyar publicado: 12/04/2019 10h07, última modificação: 27/10/2020 04h32

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), através da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PRAC), realiza o "10º Fórum Internacional de Resíduos Sólidos 2019 (FIRS)",  no período de 12 a 14 junho de 2019, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa.

O público-alvo do evento são profissionais dos setores públicos e privado: pesquisadores, estudantes e profissionais da área. Os interessados deverão se inscrever para submissão dos trabalhos científicos, que serão publicados nos anais eletrônicos do FIRS e concorrerão a premiação dos melhores trabalhos. As inscrições foram prorrogadas até o dia 19/04/2019 e podem ser realizadas através do endereço: http://www.firs.institutoventuri.org/

As três áreas temáticas dos trabalhos são: 1. Gestão ambiental – abrangendo Resíduos Sólidos Industriais e Urbanos, Tratamento, Disposição Final, Planejamento Ambiental, Licenciamento Ambiental, Serviços Ambientais, Direito Ambiental, Educação Ambiental, Indicadores de Desempenho Ambiental; 2. Ferramentas de Gestão Ambiental - incluindo Avaliação de Ciclo de Vida, Biomimética, Ecoeficiência e Ecoefetividade, Produção Mais Limpa, Ecodesign, Economia Circular, Simbiose Industrial; 3. Reciclagem – abrangendo Logística Reversa, Compostagem, Reciclagem de Nutrientes, Reciclagem Interna e Externa, Recuperação de Materiais e Energia. Os assuntos debatidos serão: Responsabilidade Pré e Pós-Consumo; Ferramentas de Educação Ambiental; Desafio dos Municípios na Gestão; O Papel das Universidades na Formação de Profissionais; Tecnologias Apropriadas; A Formação de Consórcios Municipais; Economia Circular; Resíduos no Mar; Intercâmbios de Práticas na Inclusão Social de Catadores, além da apresentação dos trabalhos científicos e oficinas.

O “Fórum Internacional de Resíduos Sólidos” é um dos eventos técnicos e científicos mais importantes do Brasil na sua temática, e apresenta uma visão ampla do assunto que abrange desde estudos acadêmicos ate à visão governamental e empresarial. O projeto é coordenado pelo Instituto Venturi para Estudos Ambientais e será sua décima edição realizada pela primeira vez no Nordeste, em João Pessoa. O evento será realizado pela UFPB com apoio da Secretaria de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Ciência e Tecnologia e Meio Ambiente, do Governo do Estado da Paraíba e do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê).

Visite o portal da UFPB

Fones: (83) 3216-7430 | 98108-5251