Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > CCEN Realiza Curso de Extensão para Implementação da Piscicultura Familiar em Comunidades Ribeirinhas do Estado da Paraíba | UFPB

por Ana Magyar publicado: 27/08/2019 11h49, última modificação: 28/08/2019 10h56

O Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realiza o curso de extensão para implementação da piscicultura familiar em comunidades ribeirinhas do Estado da Paraíba, na modalidade presencial, com a carga horária de 30h, ministrado pela Professora Maria Cristina Basílio Crispim da Silva, a ser realizado no período de 19/09/2019 a 17/10/2019, na associação de agricultores e/ou pescadores dos municípios de Santa Rita e Marcação em  João Pessoa.

O curso é direcionado ao público em geral e as inscrições são gratuitas, abertas no período de 27/08/2019 a 18/09/2019, e podem ser realizadas através do endereço: https://sigaa.ufpb.br/. A emissão do certificado terá carga horária correspondente a participação no evento.

A atividade da pesca tem papel fundamental na economia e subsistência de populações ribeirinhas no Estado da Paraíba e com o aumento na preferência pelo pescado, dado pela tendência mundial em busca de alimentos saudáveis nos últimos anos, esta atividade vem sofrendo redução dos seus estoques pesqueiros de forma assustadora, fazendo-se necessária a implementação da piscicultura familiar como forma de minimizar os impactos antrópicos, provendo assim, o desenvolvimento econômico e social na região.

O curso está entre as ações dos projetos de extensão do CCEN aprovado no programa PROBEX/2019, vem sendo executado pelo Departamento de Sistemática e Ecologia (DSE), coordenado pela bióloga Jane Enisa RibeiroI Torellio de Souza e tem o objetivo de capacitar pescadores e/ou agricultores através da troca de conhecimentos técnico-científicos com o saber popular em comunidades ribeirinhas do estado da Paraíba. A implementação da atividade de piscicultura familiar em viveiros de terra estimula o desenvolvimento da piscicultura familiar com sustentabilidade, gerando aumento na fonte de renda e uma melhoria na sua alimentação e da família.

Maria Cristina Basílio Crispim da Silva, graduada em Ciências Biológicas pela UFPB, é doutora em Ecologia e Biossistemática pela Universidade de Lisboa e pós-doutora na área de Ecologia Aplicada. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: zooplâncton, semi-árido, biodiversidade, conservação de espécies, aquicultura, gestão ambiental, biorremediação, ecoturismo e educação ambiental. Realiza projetos de extensão junto a comunidades pesqueiras e rurais, na área de aquicultura familiar e construção de fossas ecológicas. Atualmente é professora Associada da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Inscrições no SIGAA

Contato pelo e-mail: