Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > CCEN Contribui com Dicas de Leitura Gratuita do Livro “Estratégias Inovadoras no Ensino de Biologia, da Educação Básica ao Ensino Superior" | UFPB

por Ana Magyar publicado: 04/03/2024 11h02, última modificação: 05/03/2024 09h24

ebook_estrategiainovadoras_noensinobiologia.png

O Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) contribui com dicas de leitura gratuita do livro “Estratégias Inovadoras no Ensino de Biologia, da Educação Básica ao Ensino Superior" (disponível para download), publicado pela Editora CRV em 2023 e organizado pelos professores: Fabíola da Silva Albuquerque e Maria de Fátima Camarotti.

O Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO) busca formar mestres e mestras que possam transpor para sua prática os princípios do ensino centrado no estudante, tornando-o protagonista de seu aprendizado, tendo o professor papel ativo para guiar esse processo e do tratamento da Biologia enquanto uma ciência experimental, cujos conhecimentos estão dinamicamente em construção e não estáticos, usando o ensino por investigação como uma ferramenta para esse fim. Essas foram as bases para as experiências relatadas neste livro, vivenciadas por docentes, mestres(as) e mestrandos(as) da PROFBIO. Os relatos expõem exemplos dessa busca e a reflexão crítica sobre os desafios enfrentados, tanto quanto relata momentos em que as aprendizagens emergiram, sinalizando o potencial que essas estratégias apresentam para uma real mudança no ensino. O livro contém dez capítulos que abordam temas da educação ambiental, da zoologia, da bioquímica, da genética e da fisiologia e que refletem a inter-relação da prática do ensino básico com a da graduação e da pós-graduação. Esperamos que os relatos impactem positivamente docentes de todos os níveis de ensino.