Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > CCEN Contribui com Dicas de Leitura Gratuita do E-book “Processos Educativos - Em Ciências da Natureza na Educação Especial" | UFPB

por Ana Magyar publicado: 02/01/2024 06h33, última modificação: 02/01/2024 06h40

ebook_educacaoespecial.png

O Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) contribui com dicas de leitura gratuita do e-book “Processos Educativos - Em Ciências da Natureza na Educação Especial" (disponível para download), publicado pela Editora Kelps em 2020 e organizado pelos professores Wender Faleiro, Fernanda Welter e Adams Lázara Cris􏰁na da Silva.

No livro foram publicados dois capítulos referentes aos resultados das investigações do PIBID com interação do PIBIC no período de 2018 a 2019.

O capítulo 7, com o título "Implementação e Avaliação de uma Sequência Didática sobre Perímetro e Área para Alunos Deficientes Visuais", foi assinado por Carla Lima Santos (licencianda em Matemática do IFB) com a Profa. Dra. Karla Amâncio Pinto Field´s (IFB/Campus Riacho Fundo) e a Profa. doutoranda Ana Maria Libório de Oliveira (IFB/Campus Estrutural). Trata-se de uma sequência didática da construção de um material didático alternativo para o ensino de Matemática destinado a alunos especiais, cegos ou com deficiência visual.

E o capítulo 8 tem como tema “Elaboração, Implementação e Avaliação de uma Sequência Didática sobre Conjuntos Numéricos: uma Prática Inclusiva para Alunos Deficientes Visuais” e foi assinado pelos estudantes licenciando de Matemática do IFB Thaynara Adriana Aragão Martins e Mateus Cardoso Mota, também com as professoras Karla Amâncio Pinto Field’s e Ana Maria Libório de Oliveira. Nesse capítulo eles apresentaram os resultados da elaboração de uma sequência didática para o conteúdo de conjuntos numéricos, direcionados aos alunos com deficiência visual (DV).

As diversas abordagens e teóricos da psicologia da educação vislumbraram responder aos seguintes questionamentos: Como o sujeito se desenvolve? Como ocorre a aprendizagem humana?.