Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > CCEN Contribui com Dicas de Leitura Gratuita do E-book “Espaço Geográfico: Diversidade Temática e Metodológica"

por Ana Magyar publicado: 29/10/2021 10h10, última modificação: 29/10/2021 10h18

ebook_espacogeografico.png

O Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) contribui com dicas de leitura gratuita do e-book “Espaço Geográfico: Diversidade Temática e Metodológica" (disponível para download), publicado pela Editora Zion 2021 e organizado pelos professores Fernanda Pereira Martins, Leonardo Batista Pedroso e Rildo Aparecido Costa.

A obra literária é produção de vários autores de diferentes instituições públicas e é direcionada à Geografia Geral na temática física e humana, assim como, a Geografia Regional. Os estudos diversos e seus resultados auxiliam na compreensão da relação e interação do homem-natureza.

O livro destaca-se pela diversidade de seus produtos, em formato de capítulos. Dos quais, tem-se:

Capítulo 1, “Avaliação das Variáveis Transparência, Total de Sólidos em Suspensão (TSS) e Clorofila da Água do Reservatório Rodolfo Costa e Silva - RS, Brasil, e o Uso da Terra  na Área de Captação” de autorias, Me. Sérgio Celestino de Bona Sartor (CMSM), Dr. Flávio Wachholz (UEA), Dr. Fábio Marcelo Breunig (UFSM) e Dr. Waterloo Pereira Filho (UFSM);

Capítulo 2, “Globalização e Inovação na Organização Espacial: Estudo Preliminar do Cluster Médico Hospitalar do Recife” de autorias, Dr. José Geraldo Pimentel Neto (UFPE), Dra. Keilha Correia da Silveira (UEMASUL) e graduanda Andressa Brito Silva de Sousa (UEMASUL);

Capítulo 3, “O Uso de Geotecnologias para Análise da Espacialização da Dengue no Estado de Goiás, 2014-2019” de autorias, estudante Cauã Gauss do Carmo Feracioli (IFGoiano), Dr. Leonardo Batista Pedroso (IFGoiano), Doutorando Fernando Honorato Nascimento (UEG);

Capítulo 4, “Ensino, Pesquisa e Extensão e Suas Interfaces em Uma Discussão Sobre Construção Coletiva do Território” de autoria, Dra. Carmem Rejane Pacheco Porto (UFRGS);

Capítulo 5, “Olhares (Geo)Poeticos nas Representações do Município de Nossa Senhora do Livramento (MT)” de autorias, pós-graduando Gabriel de Miranda Soares Silva (UFMT) e Dra. Sônia Regina Romancini (UFMT);

Capítulo 6, “Educação e Geografia: Pensando Gênero nas Escolas da Amazônia” de autorias, Dr. Wendell Teles de Lima (UEA), Doutoranda Ana Maria Libório de Oliveira (IFB), Me. Maércio de Oliveira Costa (IFPI), Me. Marcelo Lacortt (IFSul); graduado Sebastião Perez de Souza (SEDUC-AM) e pós-graduanda Elane Lopes Monteiro (UEA).

E finalizando com o Capítulo 7, “Olhares Interdisciplinares: A Questão Indígena no Chão da Escola” de autoria Ma. Rozinei Lima Martins (SEDUC-AM).

Portanto, a diversidade temática e metodológica, apresentada na obra, ampliam e divulgam as várias possibilidades de estudos, e os resultados encontrados contribuem na construção de novas percepções e perspectivas no universo da investigação, auxiliando o universo acadêmico.