Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Artigo de Química do CCEN é Capa do Principal Periódico de Alto Impacto Brasileiro | CCEN UFPB

por Ana Magyar publicado: 07/09/2020 11h51, última modificação: 07/09/2020 11h54

O Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Departamento de Química, tem o artigo Synthesis, in silico study, theoretical stereochemistry elucidation and antifungal activity of new imides derived from safrole - "Estudo in silico, elucidação teórica da estereoquímica e atividade antifúngica de novas imidas derivadas do safrol" em tradução livre - capa da última edição do principal periódico de alto impacto brasileiro na área de química, o Journal of the Brazilian Chemical Society.

O trabalho colaborativo, de grande impacto científico, teve toda sua parte experimental sintética desenvolvida no âmbito do Departamento de Química do CCEN sob a orientação do professor Petrônio Athayde Filho e coorientação do pesquisador Bruno Lira.

O estudo fez parte da tese de doutorado de Raquel Vilela e também de autoria dos pesquisadores Normando Costa, Helivaldo Souza, Luiz Cruz, Kelyonara Assis, Edeltrudes Lima, Laísa Cordeiro, Bruno Lira, Petronio Athayde Filho, Gerd Rocha e José Maria Barbosa Filho.

No Laboratório Multiusuário de Caracterização e Análise do Instituto de Pesquisa em Fármacos e Medicamentos (IPeFarM), órgão suplementar da UFPB, foram empreendidas as análises espectroscópicas sob os cuidados do professor Barbosa Filho.

No Departamento de Ciências Farmacêuticas da UFPB, os testes biológicos antifúngicos foram executados pela professora Edeltrudes Lima.

O Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) realizou a parte computacional que contou com a colaboração do professor Gerd Rocha.

A pesquisa teve apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Capes e da Financiadora de Estudos e Projeto (Finep). O pedido de depósito de patente para proteção da invenção está em tramitação junto à Agência de Inovação Tecnológica (Inova) da UFPB.

Contato através do e-mail inova@reitoria.ufpb.br.