Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Ações de Extensão do Projeto de Sustentabilidade e Conservação do Parque Natural Municipal do Cuiá Realizam Oficinas para Educação e Interpretação Ambiental | CCEN UFPB
conteúdo

Notícias

Ações de Extensão do Projeto de Sustentabilidade e Conservação do Parque Natural Municipal do Cuiá Realizam Oficinas para Educação e Interpretação Ambiental | CCEN UFPB

por Ana Magyar publicado: 29/12/2021 09h37, última modificação: 02/08/2025 07h40

O Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Departamento de Geociências, divulga as ações de extensão do projeto "Os Serviços Ecossistêmicos e os Conflitos Socioambientais no Parque Natural Municipal do Cuiá: a Educação Ambiental como Ferramenta de Promoção da Sustentabilidade Ambiental”, desenvolvido no Laboratório de Planejamento e Gestão Ambiental (LAPLAG). O projeto realiza atividades relacionadas à educação e interpretação ambiental, com objetivo de buscar melhorias para o Parque Natural Municipal do Cuiá.

O Parque Natural Municipal do Cuiá, criado em 2012, ainda não foi implementado. É necessário despertar, tanto no poder público quanto na sociedade, a consciência de que este parque precisa ser estruturado para cumprir seus objetivos, favorecendo a diminuição dos conflitos socioambientais e contribuindo para a construção de uma política ambiental direcionada às unidades de conservação.

O projeto é uma ação de extensão do CCEN, aprovada no Probex 2021-2022. A equipe é formada pelos Professores Henrique Gutierres e Joel Santos, e tem como objetivo ampliar o olhar sobre o Parque Cuiá, para que ele possa ser estruturado e se tornar uma opção de lazer, turismo ecológico e pesquisa científica. As atividades de educação e interpretação ambiental utilizam princípios e técnicas para estimular o entendimento das pessoas em relação ao meio ambiente, facilitando o conhecimento e a compreensão da natureza, com foco na interdisciplinaridade e na importância dos serviços ecossistêmicos promovidos pelas áreas verdes.

A ação atende alunos e professores da Escola Municipal Radegundis Feitosa, localizada no bairro do José Américo, e de diferentes bairros da zona sul de João Pessoa. O projeto conta com parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de João Pessoa (SEMAM/PMJP), órgão gestor da unidade de conservação. As oficinas são desenvolvidas com alunos e professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e aboradam as temáticas “A importância das Unidades de Conservação”, “Serviços Ecossistêmicos”; “Conflitos Socioambientais” e “Escola, Meio Ambiente e Comunidade Local”. Essas atividades promovem a participação das pessoas nas oficinas e visitas no parque, com o intuito de fortaleces o engajamento para cobrar melhorias do poder público no uso e manejo da área.

Fonte: Portal da UFPB

Assessoria de Comunicação-CCEN|UFPB
Fones: (83) 3216-7431 | 98108-5251