Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > A FÍSICA APLICADA AO CORPO HUMANO: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO

PET 1016 - XXIII Encontro de Iniciação à Docência - ENID
publicado: 02/12/2021 15h48, última modificação: 08/12/2021 15h33

Resumo

Há na literatura trabalhos que trazem no seu escopo o ensino de Física utilizando como ferramenta de demonstração o Corpo Humano, abordando as leis da estática e da dinâmica. Eles partiram, inicialmente, da Física no Esporte para analisar de forma simplificada e contextualizada os movimentos, dando luz aos conceitos básicos ensinados nos cursos de mecânica tradicionais.

Diante disso, é necessário que o ensino de Física seja feito através de demonstrações e conceitos, visto que são importante para aprendizagem do discente, pois estimulam a curiosidade e o interesse de alunos, permitindo que se envolvam em investigações científicas, ampliem a capacidade de resolver problemas, compreender conceitos básicos e desenvolver habilidades. O presente trabalho tem como objetivo didático apresentar a Física presente no corpo humano por meio do uso da programação e protótipos robóticos similares às estruturas do corpo humano, tais como os braços, olhos e ouvidos. Com isso, serão abordados temas como a mecânica, óptica da visão, energia e ondas, visto que eles fazem parte do currículo educacional. Para tanto, estamos utilizando materiais de baixo custo e reciclados, tais como: Arduino, papelão e componentes eletrônicos.

Sendo assim, nesta pesquisa atuamos de maneira interdisciplinar, ou seja, estabelecendo conexões com outras áreas do conhecimento, como a Eletrônica, Anatomia e a Física, tornando a aprendizagem mais significativa e atraente, para os alunos de ensino médio, pois além de ser experimental está ligada ao cotidiano dos mesmos.

Acessar o resumo expandido.

AUTORES: Elvis Almeida de Sousa; Luther Vasque Vieira; Gabriel Alcântara Amorim.
ORIENTADOR: Charlie Salvador Gonçalves