Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Quem somos

por mateus publicado 29/07/2021 09h57, última modificação 24/02/2023 15h01
O QUE É O PET?

Criado em 1979, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, inicialmente possuía o nome de Programa Especial de Treinamento – PET.  No final de 1999, foi transferido para a Secretaria de Educação Superior, sob responsabilidade Ministério da Educação e gestão do Departamento de Modernização e Programas da Educação Superior – DEPEM. Mas foi apenas em 2004 que teve o seu nome alterado para Programa de Educação Tutorial - PET.

Regulamentado pela Lei Nº 11.180, de 23 de setembro de 2005, e pelas Portarias do MEC Nº 3.385, de 29 de setembro de 2005, e Nº 1.632, de 25 de setembro de 2006; o PET destina-se a apoiar grupos de alunos que demonstrem potencial, interesses e habilidades destacadas em cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior - IES. O MEC custeia as atividades dos grupos repassando, semestralmente, o valor equivalente a uma bolsa por aluno participante, o qual pode permanecer bolsista até a conclusão da sua graduação, também custeia o professor tutor, por três anos, podendo ser prorrogável por iguais períodos, conforme parecer da Comissão de Avaliação do PET – CLAA.

O Programa é composto por grupos tutoriais de busca e aprendizagem propícia aos alunos das IES, sob a orientação de um professor tutor, de forma a criar condições para a realização de atividades extracurriculares, que complementem a sua formação acadêmica, além de procurar atender às necessidades do próprio curso de graduação e/ou ampliar e aprofundar os objetivos e os conteúdos programáticos que integram sua grade curricular. Devido a isso, espera-se proporcionar a melhoria da qualidade acadêmica dos cursos de graduação apoiados pelo PET.

As atividades extracurriculares têm como objetivo garantir aos alunos, de todos os cursos abrangidos pelos grupos PET, a oportunidades de vivenciar experiências não presentes em estruturas curriculares convencionais, visando sua formação global e favorecendo a formação acadêmica, tanto para a integração no mercado profissional, quanto para o desenvolvimento de estudos em programas de pós-graduação.

O Programa de Educação Tutorial constitui-se de modalidade de investimento acadêmico em cursos de graduação que têm sérios compromissos epistemológicos, pedagógicos, éticos e sociais. Orientado pelo objetivo de formar globalmente o aluno, os 08 (oito) grupos PET da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, não visam apenas proporcionar aos bolsistas e aos alunos do curso uma gama nova e diversificada de conhecimento acadêmico, mas assume a responsabilidade de contribuir para sua melhor qualificação como pessoa humana e como membro da sociedade.

A SESu/MEC, a médio e a longo prazo, espera fomentar a formação de profissionais de nível superior nas mais diversas áreas do conhecimento, dotados de elevados padrões científicos, técnicos, éticos e de responsabilidade social, que sejam capazes de uma atuação no sentido da transformação da realidade nacional, em especial, como docentes e pesquisadores.