Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB lança Plano de Capacitação em Integridade, com trilhas formativas para servidores
conteúdo

Notícias

UFPB lança Plano de Capacitação em Integridade, com trilhas formativas para servidores

publicado: 06/11/2025 15h18, última modificação: 06/11/2025 15h19
O plano apresenta formações obrigatórias e complementares para todos os servidores da universidade

061120253.png

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) lançou, no último dia 03, o Plano de Capacitação e Sensibilização em Integridade 2025-2026, documento que estabelece diretrizes, metas e ações para o fortalecimento da cultura ética e transparente na instituição. O texto foi aprovado por unanimidade pelo Comitê de Governança, Controle Interno e Gestão de Riscos (COMGOV) em reunião ocorrida em 07 de outubro e apresenta formações obrigatórias e complementares para todos os servidores da universidade, em formato de cursos, palestras, e outras atividades formativas, que deverão ser realizadas pelos servidores até dezembro de 2026.

A iniciativa é resultado da atuação conjunta da Comissão de Conformidade (Comconf), que é a Unidade Setorial de Integridade (USI) da UFPB, e da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) através de grupo de trabalho instituído para esse fim.

O objetivo principal do plano é desenvolver competências em integridade pública, ética, transparência e acesso à informação, controle interno e atividade correcional entre os servidores docentes e técnico-administrativos. As ações buscam promover práticas institucionais íntegras, prevenir irregularidades e fortalecer a confiança da sociedade na Universidade.

O documento foi elaborado a partir do diagnóstico de maturidade em integridade pública, realizado com apoio técnico da Controladoria-Geral da União (CGU), conforme o Modelo de Maturidade em Integridade Pública (MMIP). Os resultados desse levantamento apontaram oportunidades de aprimorar a cultura organizacional da UFPB, orientando a criação de ações voltadas à ética, à governança e à prevenção de riscos institucionais. De acordo com a Comconf, a proposta vai além da oferta de cursos: trata-se de “um compromisso institucional com a ética, a transparência e a gestão pública responsável”.

Trilhas de aprendizagem

Organizado em eixos temáticos, o plano propõe ações de capacitação e sensibilização voltadas a diferentes públicos — servidores, gestores, membros das Unidades Setoriais de Integridade (USIs). Uma tabela com a lista dos cursos obrigatórios e complementares (e seus respectivos links para inscrição), e das atividades formativas previstas está disponível no documento.

O plano está estruturado em três trilhas de aprendizagem com diferentes níveis de aprofundamento e públicos-alvo.

A trilha I, de formação obrigatória, é destinada a todos os servidores da UFPB, e reúne cursos essenciais sobre temas de integridade, como: Fundamentos da Integridade Pública, Ética e Serviço Público, Acesso à Informação, Controles na Administração Pública, Atividade Correcional. Os cursos dessa trilha são EaD ofertados pela da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). A tabela com o link para os cursos está disponível no plano.

A trilha II, de formação complementar, oferece cursos, oficinas e palestras temáticas voltadas ao aperfeiçoamento profissional. O plano prevê atividades como os cursos Prevenção e enfrentamento do assédio sexual e moral, Transparência e dados abertos, Controle em 5 dimensões; Ação conhecendo a cartilha da ética pública da UFPB; Ciclo de palestra ética pública em debate; e mais.

A Trilha III trata de formação específica para a USI, Voltada aos membros da Unidade Setorial de Integridade.

Após concluir todas as etapas obrigatórias das Trilhas I e II, os servidores deverão registrar os certificados dos cursos realizados no Banco de Talentos do Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH), e informar a PROGEP, por e-mail, sobre a conclusão dos cursos. A Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas (CDP/DECP) será responsável por emitir o documento oficial que comprova o cumprimento das atividades previstas no plano.

O plano representa um passo estratégico na consolidação de uma cultura institucional baseada em integridade e responsabilidade pública. “A integridade é um valor que precisa ser vivido diariamente na gestão e nas práticas de cada servidor”, destaca o documento.

O Plano de Capacitação em Integridade 2025-2026, bem como a lista de está disponível para consulta pública no site da UFPB, na página da Comissão de Conformidade.

* * *
Texto e foto: Elidiane Poquiviqui