Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB celebra 70 anos no Campus III em Bananeiras com homenagens e memória histórica
conteúdo

Notícias

UFPB celebra 70 anos no Campus III em Bananeiras com homenagens e memória histórica

publicado: 08/09/2025 17h53, última modificação: 08/09/2025 17h57
Evento reuniu gestores, estudantes, ex-alunos e autoridades locais para reconhecer a trajetória histórica do CCHSA e do CAVN

UFPB celebra 70 anos no Campus III em Bananeiras com homenagens e memória histórica

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizou, na última sexta-feira (5), no Campus III, em Bananeiras, mais uma celebração alusiva aos seus 70 anos de fundação. A solenidade integrou as festividades do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA) e do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN), e destacou a relevância dessas unidades para a formação acadêmica, científica e cidadã da comunidade paraibana.

A programação teve início com o descerramento de uma placa do Bloco de Aulas da Agroindústria, em homenagem ao professor Humberto Vilar, referência no Departamento de Ciência Animal do CCHSA e falecido em dezembro de 2024. A Reitora da UFPB, Terezinha Domiciano, que foi colega de departamento de Humberto, deu um depoimento emocionado em que enfatizou o legado acadêmico e humano do professor, que marcou toda a comunidade do Campus III. 

Em seguida, a cerimônia seguiu para o auditório do CCHSA, onde contou com apresentações musicais, com destaque para a execução do Grupo Prima, da Escola dos Sonhos, apresentada pelos violinistas Arthur Lima, Cauan Felipe e Samuel Felipe, e pelos violoncelistas Regiane de Andrade e Breno Oliveira.

A participação estudantil esteve presente em falas representativas. O discente Dayvison Barbosa, do CAVN, enfatizou a importância da representação estudantil no Conselho Universitário (Consuni). O valor do Colégio Agrícola na história da universidade também foi lembrado na fala do presidente da Associação de Ex-alunos(as) do CAVN, Rômulo Gondim. Já a estudante Stephanie Dantas, representante do Centro Acadêmico de Ciências Agrárias, destacou a relevância do convívio acadêmico e a atmosfera de harmonia e união que caracteriza o CCHSA e a UFPB. 

O diretor do CAVN, Rodrigo Ronelli, ressaltou o valor histórico do auditório que sediou o encontro, sublinhando o protagonismo da instituição nas celebrações do centenário do Colégio, em 2024. Já a diretora do CCHSA, Fabrícia Montenegro, apresentou uma síntese da história do Centro, frisando sua consolidação como espaço de desenvolvimento científico e humano, voltado às necessidades regionais.

Representantes da sociedade civil também participaram do evento. O secretário municipal de Bananeiras, Ernandes Fernandes, enfatizou o papel da UFPB na formação de profissionais qualificados e cidadãos comprometidos com o desenvolvimento social, econômico e cultural do país. O vice-prefeito de Solânea, Milton Paulo, ex-aluno da instituição, destacou a honra de participar da solenidade, recordando o título de cidadã solanense concedido à Reitora Terezinha, outorga em que ele foi um dos que votaram favoravelmente.

A Vice-Reitora da UFPB, Mônica Nóbrega, enalteceu a liderança da Reitora Terezinha, lembrando a frase de Guimarães Rosa — “O que a vida quer da gente é coragem” — para enfatizar a determinação da gestora, primeira mulher a ocupar a Reitoria da UFPB oriunda de um campus fora de sede.

Em sua fala, a Reitora Terezinha relembrou sua trajetória em Bananeiras, onde iniciou como a única mulher em seu departamento. Ela destacou o acolhimento recebido e o engajamento da comunidade, fatores fundamentais para a sua eleição para a reitoria em 2020 - quando não foi nomeada pelo então presidente - e posterior eleição e nomeação em 2024. Terezinha ressaltou ainda a forte parceria e interlocução com a Vice-Reitora e a responsabilidade da gestão com uma universidade plural, democrática e comprometida com a justiça social.

“A UFPB conecta saberes científicos e populares, consolidando-se como instituição viva, plural e transformadora de vidas e territórios”, afirmou a Reitora.

O roteiro comemorativo incluiu ainda o descerramento da placa comemorativa dos 70 anos, na entrada do CCHSA, e visita à capela restaurada do Campus. No local, a diretora Fabrícia relatou a campanha de restauração realizada com apoio de ex-alunos, reforçando a função acolhedora e patrimonial do espaço, e sua relação intrínseca com a comunidade local.

As atividades foram concluídas com a visita ao Memorial CCHSA/CAVN, que reúne acervo histórico da instituição centenária. O espaço preserva a memória da educação agrícola na Paraíba e se consolida como fonte de pesquisa para estudantes, professores e historiadores.

Acesse aqui a galeria de imagens do evento. 

* * *
Texto: Marcel Vieira
Fotos: Marcel Vieira e Milena Dantas