Notícias
Quatro teses defendidas na UFPB recebem menção honrosa no Prêmio Capes 2025
Quatro trabalhos de doutorado defendidos na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) receberam menção honrosa no Prêmio Capes 2025. As teses foram defendidas em Programas de Pós-Graduação com sede na UFPB no ano de 2024. A lista com o resultado preliminar foi publicada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na última semana. O resultado definitivo será divulgado em setembro.
O edital desta 20ª edição do Prêmio foi publicado em março deste ano, com o intuito de premiar os 50 melhores trabalhos de conclusão de doutorado – defendidos no ano de 2024, no Brasil –, em cada uma das áreas de avaliação definidas. Entre os critérios considerados na análise das teses, estão a originalidade e a relevância dos trabalhos para o desenvolvimento do país e a inovação. Um dos trabalhos da UFPB reconhecidos com menção honrosa (lista abaixo) é de autoria da engenheira de alimentos Janne Santos de Morais (foto), doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos.
Com orientação da professora Marciane Magnani, a pesquisa de doutorado de Janne deu continuidade a um trabalho iniciado no mestrado com flores comestíveis – a torênia e a mini-rosa. De forma inovadora, a autora utilizou um biocomposto obtido a partir de frutas e hortaliças descartadas da cadeia de distribuição da Paraíba para o cultivo de flores comestíveis.
“Essa iniciativa não apenas se destacou pela originalidade científica, mas também pela relevância social e ambiental, ao transformar resíduos em insumos de alto valor agregado para a alimentação humana”, explicou a autora, que segue dedicada ao mesmo objeto de estudo, agora em um pós-doutorado.
Janne e os demais autores dos trabalhos da UFPB vão receber um certificado de premiação. Também será emitido certificação para os orientadores e coorientadores e para os Programas nos quais foram defendidas as teses. O pró-reitor de Pós-Graduação (PRPG/UFPB) em exercício, professor Josean Fechine, destacou a relevância do Prêmio para a comunidade acadêmica brasileira. “As teses destacadas revelam o reconhecimento e o impacto da qualidade das teses produzidas por nossos programas de Pós-graduação na UFPB”, comentou Josean.
Menções honrosas
Autor: Janne Santos de Morais
Tese: Composição química, volátil e de comunidades microbianas em flores de torênia e mini-rosas cultivadas em diferentes sistemas orgânicos
Orientadora: Marciane Magnani
Programa: Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos
Autor: Thayse Ricardo da Silva
Tese: Otimização de espinélios à base de cobalto para reação de evolução de oxigênio em solução alcalina
Orientador: Daniel Araujo de Macedo
Programa: Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais
Autor: Caroliny Mesquita Araujo
Tese: Potencial de coprodutos de frutas tropicais como recursos circulares para promover a viabilidade probiótica de lactobacillus em bioprocessamentos e a modulação da microbiota intestinal
Orientadora: Maria Elieidy Gomes de Oliveira
Programa: Pós-Graduação em Ciências da Nutrição
Autor: Andriely dos Santos Cordeiro
Tese: Funções executivas na infância: bateria de avaliação informatizada com escala de percepção parental
Orientadora: Carla Alexandra da Silva Moita Minervino
Programa: Pós-Graduação em Neurociência e Comportamento Cognitivo