Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Quatro teses defendidas na UFPB recebem menção honrosa no Prêmio Capes 2025
conteúdo

Notícias

Quatro teses defendidas na UFPB recebem menção honrosa no Prêmio Capes 2025

publicado: 25/08/2025 15h22, última modificação: 25/08/2025 15h23
Trabalhos foram defendidos no ano de 2024, em diferentes Programas de Pós-Graduação

Quatro trabalhos de doutorado defendidos na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) receberam menção honrosa no Prêmio Capes 2025. As teses foram defendidas em Programas de Pós-Graduação com sede na UFPB no ano de 2024. A lista com o resultado preliminar foi publicada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na última semana. O resultado definitivo será divulgado em setembro.

O edital desta 20ª edição do Prêmio foi publicado em março deste ano, com o intuito de premiar os 50 melhores trabalhos de conclusão de doutorado – defendidos no ano de 2024, no Brasil –, em cada uma das áreas de avaliação definidas. Entre os critérios considerados na análise das teses, estão a originalidade e a relevância dos trabalhos para o desenvolvimento do país e a inovação. Um dos trabalhos da UFPB reconhecidos com menção honrosa (lista abaixo) é de autoria da engenheira de alimentos Janne Santos de Morais (foto), doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos.

Com orientação da professora Marciane Magnani, a pesquisa de doutorado de Janne deu continuidade a um trabalho iniciado no mestrado com flores comestíveis – a torênia e a mini-rosa. De forma inovadora, a autora utilizou um biocomposto obtido a partir de frutas e hortaliças descartadas da cadeia de distribuição da Paraíba para o cultivo de flores comestíveis. 

“Essa iniciativa não apenas se destacou pela originalidade científica, mas também pela relevância social e ambiental, ao transformar resíduos em insumos de alto valor agregado para a alimentação humana”, explicou a autora, que segue dedicada ao mesmo objeto de estudo, agora em um pós-doutorado.

Quatro teses defendidas na UFPB recebem menção honrosa no Prêmio Capes 2025

Janne e os demais autores dos trabalhos da UFPB vão receber um certificado de premiação. Também será emitido certificação para os orientadores e coorientadores e para os Programas nos quais foram defendidas as teses. O pró-reitor de Pós-Graduação (PRPG/UFPB) em exercício, professor Josean Fechine, destacou a relevância do Prêmio para a comunidade acadêmica brasileira. “As teses destacadas revelam o reconhecimento e o impacto da qualidade das teses produzidas por nossos programas de Pós-graduação na UFPB”, comentou Josean.

Menções honrosas

Autor: Janne Santos de Morais

Tese: Composição química, volátil e de comunidades microbianas em flores de torênia e mini-rosas cultivadas em diferentes sistemas orgânicos

Orientadora: Marciane Magnani

Programa: Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos


Autor: Thayse Ricardo da Silva

Tese: Otimização de espinélios à base de cobalto para reação de evolução de oxigênio em solução alcalina

Orientador: Daniel Araujo de Macedo

Programa: Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais


Autor: Caroliny Mesquita Araujo

Tese: Potencial de coprodutos de frutas tropicais como recursos circulares para promover a viabilidade probiótica de lactobacillus em bioprocessamentos e a modulação da microbiota intestinal

Orientadora: Maria Elieidy Gomes de Oliveira

Programa: Pós-Graduação em Ciências da Nutrição


Autor: Andriely dos Santos Cordeiro

Tese: Funções executivas na infância: bateria de avaliação informatizada com escala de percepção parental

Orientadora: Carla Alexandra da Silva Moita Minervino

Programa: Pós-Graduação em Neurociência e Comportamento Cognitivo

* * *
Texto: Milena Dantas
Fotos: Arquivo Pessoal/Janne Santos