Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Laticínio-Escola da UFPB é premiado no 3º Concurso de Produtos Lácteos da PB
conteúdo

Notícias

Laticínio-Escola da UFPB é premiado no 3º Concurso de Produtos Lácteos da PB

publicado: 29/10/2025 14h48, última modificação: 29/10/2025 14h49
Competição foi realizada durante o tradicional Salão do Queijo, em João Pessoa

A qualidade dos laticínios produzidos na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foi reconhecida no 3º Concurso de Produtos Lácteos da Paraíba, realizado de 23 a 25 de outubro, em João Pessoa, durante o tradicional Salão do Queijo. No evento, que ocorreu no Espaço Cultural José Lins do Rego, os produtos criados pelo Laticínio-Escola, do Centro de Ciências Agrárias (CCA), conquistaram 11 medalhas.

Concorrendo nas categorias de queijos, iogurtes e doces de leite bovino e caprino, a UFPB conquistou seis medalhas de ouro, três de prata e duas de bronze. “A premiação evidencia o impacto positivo do Laticínio-Escola na formação acadêmica, na inovação tecnológica e no apoio ao desenvolvimento regional sustentável”, destacou a docente Carla Saraiva, que coordena o Laticínio-Escola, vinculado ao Departamento de Zootecnia do CCA.

Na foto, da esq. para a dir., professora Carla Soares, técnico Ubirajara Santos e estudantes de Zootecnia e bolsistas de extensão Mariana Araújo e Juliana Oliveira
Na foto, da esq. para a dir., professora Carla Soares, técnico Ubirajara Santos e estudantes de Zootecnia e bolsistas de extensão Mariana Araújo e Juliana Oliveira

O Laboratório da UFPB também esteve presente no evento como expositor, que reuniu produtores regionais da indústria do leite, possibilitando à universidade a interação com atores da cadeia produtiva de laticínios da Paraíba.

É no Laticínio-Escola do campus de Areia que ocorrem as atividades de um dos projetos de extensão coordenados pela professora Carla Saraiva. É o “Desbravando a indústria do leite caprino e bovino: uma jornada para jovens laticinistas”, realizado por meio do programa UFPB no seu Município.

Este é o segundo ano do projeto, que busca conscientizar estudantes do Ensino Fundamental II sobre os benefícios do consumo de leite caprino e bovino e de seus derivados para a saúde. Pelo menos 80 alunos já participaram da iniciativa desde 2024.

Por meio do projeto, alunos de escolas públicas e privadas da cidade de Areia vivenciam as atividades realizadas no Laticínio-Escola. Lá eles têm acesso a uma experiência que une o aprendizado científico sobre as etapas do processamento do leite, desde a ordenha até a chegada do alimento à mesa, e da produção de queijo, a uma vivência gastronômica, com degustação de iogurtes e doce de leite produzidos na UFPB.

“Como se trata de um público jovem, a ideia é que os estudantes coloquem a mão na massa. A intenção não é ensiná-los a fabricar queijos ou outros derivados, mas sim que compreendam como esses produtos são elaborados. O principal objetivo é explicar do que é composto o leite, quais nutrientes estão presentes nele e em seus derivados”, explicou a coordenadora Carla Saraiva.

A docente disse ainda que as visitas servem também para divulgar os cursos oferecidos pelo CCA. “Muitos estudantes, mesmo morando em Areia, vivem em condições tão carentes que ainda não conhecem as dependências da UFPB nem sabem quais cursos são ofertados no campus”, acrescentou.

* * *
Texto: Milena Dantas
Foto: Edilson Saraiva