Notícias
Governo Federal quer aumentar participação social através de instituições federais de ensino
Aconteceu na tarde de hoje (28) na reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) uma reunião envolvendo representantes de instituições de ensino superior da Paraíba e o secretário nacional de participação social da Secretaria Geral da Presidência da República, Renato Simões. O objetivo foi discutir formas de aprofundamento na relação das universidades com os movimentos sociais, através de ações de extensão.
Estiveram presentes, por parte da UFPB, dentre outros, a reitora, Terezinha Domiciano, e a pró-reitora de extensão, Bernardina Freire, além do secretário de sustentabilidade e mudança climática do Consórcio Nordeste, Anselmo Castilho. A pró-reitora de extensão e cultura do Instituto Federal da Paraíba, Josi Batista, e a representante da pró-reitoria de extensão e cultura da Universidade Federal de Campina Grande, Luciene Paz, também participaram do encontro.
Como discutido por Simões, há uma movimentação do Governo Federal para promover uma articulação entre as práticas de extensão universitária e as de participação social nas políticas públicas nos territórios, sobretudo por meio de movimentos sociais.
Uma das ações debatidas no encontro foi o lançamento, em breve, de quatro editais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), cada um contando com recursos de R$ 140 mil, para o desenvolvimento de ações de extensão em quatro territórios paraibanos. Para serem aprovados, os projetos precisarão ser apresentados por professores ou servidores técnico-administrativos residentes na região a ser contemplada, exigência que também se aplicará aos alunos bolsistas. E, sobretudo, precisarão atuar em parceria com movimentos sociais locais.
A reitora Terezinha Domiciano se mostrou otimista com a estratégia do Governo Federal. “Nossos projetos de extensão se destacam em comparação com as outras universidades federais, principalmente pela grande qualidade de nossos servidores. Temos diversos projetos premiados também”, afirmou. Ela também enfatizou que há uma tradição na UFPB de incluir a preocupação com a inclusão social e com a participação ativa da comunidade nos projetos.
Por sua vez, Anselmo Castilho, do Consórcio Nordeste, colocou o consórcio à disposição das universidades para a atuação de projetos extensão relacionados ao Programa de Produção e Consumo de Alimentos Saudáveis nos Territórios da Cidadania da Região Nordeste do Brasil (PAS Nordeste), outra das ações que o Governo Federal pretende incentivar. O programa envolve, entre outras medidas, ações de estímulo à agricultura familiar. “As instituições de ensino da Paraíba, principalmente por terem um bom canal de diálogo e integração, têm tudo para aproveitarem os editais do CNPq”, comentou.