O Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Laboratório de Automação e Instrumentação em Química Analítica e Quimiometria (LAQA), desenvolveu um ventilador pulmonar com monitoramento via celular e tablet, em resposta à pandemia do coronavírus (Covid-19).
A equipe, formada pelo professor Mário Ugulino, Railson de Oliveira e Valber Elias, além de Tiago Maritan e Marcos Alves do Centro de Informática (CI), criou um ventilador pulmonar de baixo custo com monitoramento remoto, destinado ao tratamento da Covid-19.
O equipamento, que possui conectividade wireless e é controlado à distância por dispositivo móveis, como tablets, utiliza tecnologia digital para garantir precisão e exatidão no monitoramento e controle da pressão, fluxo respiratório, frequência respiratória, concentração de oxigênio e umidade. O projeto recebeu incentivo da Agência de Inovação (Inova) da UFPB e baseia-se em experimentos divulgados pela internet. Atualmente, o ventilador está em processo de análise para patente pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), com interesse de uma empresa em investir e comercializar o produto.
O equipamento poderá ser utilizado em ambulâncias e Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) de hospitais, beneficiando pessoas com insuficiência respiratória, seja ela decorrente ou não do novo coronavírus.
Clique AQUI para ler na íntegra