Trabalho do LAQA sobre Algoritmo de Projeção Sucessiva é Publicado pela Biblioteca Nacional de Medicina sobre Biotecnologia | CCEN UFPB

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024
Categoria: Edição Ana Magyar

O Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Laboratório de Automação e Instrumentação em Química Analítica e Quimiometria (LAQA), tem trabalho intitulado “Algoritmo de Projeções Sucessivas para Seleção de Intervalos em Mínimos Quadrados Parciais Trilineares com Bilinearização Residual” organizado por Adriano de Araújo Gome, Mirta Raquel Alcaraz, Hecto C. Goicoechea e Mário Cesar Ugulino Araújo publicado pela Biblioteca Nacional de Medicina Centro Nacional de Informações sobre Biotecnologia.

Neste trabalho, o Algoritmo de Projeção Sucessiva é apresentado para seleção de intervalos em N-PLS para modelagem de dados de três vias. O algoritmo proposto combina propriedades de redução de ruído do PLS com a possibilidade de descartar variáveis não informativas no SPA. Além disso, a vantagem de segunda ordem pode ser alcançada pelo procedimento de bilinearização residual (RBL) quando um constituinte inesperado está presente em uma amostra de teste. Para este propósito, o SPA foi modificado para selecionar intervalos para uso em PLS trilinear. A capacidade do algoritmo proposto, ou seja, iSPA-N-PLS, foi avaliada em um conjunto de dados simulado e dois experimentais, comparando os resultados com os obtidos pelo N-PLS. No sistema simulado, dois analitos foram quantificados em dois conjuntos de teste, com e sem constituinte inesperado. No primeiro sistema experimental, a determinação dos quatro fluoróforos (l-fenilalanina; l-3,4-dihidroxifenilalanina; 1,4-dihidroxibenzeno e l-triptofano) foi conduzida com matrizes de dados de excitação-emissão. No segundo sistema experimental, a quantificação de ofloxacina foi realizada em amostras de água contendo duas outras quinolonas não calibradas (ciprofloxacina e danofloxacina) por cromatografia líquida de alto desempenho com detector de matriz de diodo UV-vis. Para fins de comparação, um algoritmo GA acoplado a N-PLS/RBL também foi usado neste trabalho. Na maioria dos casos estudados, o iSPA-N-PLS provou ser uma ferramenta promissora para a seleção de variáveis na calibração de segunda ordem, gerando modelos com RMSEP menor, quando comparado ao modelo global usando todos os sensores em duas dimensões e GA-NPLS/RBL.

Fonte: PubMed

Notícias Relacionadas

Imagem decorativa do site