Apresentação

O Grupo de Estudo e Pesquisa em Geografia Física e Dinâmicas Socioambientais (GEOFISA) visa produzir e difundir conhecimentos relacionados à temática socioambiental, voltados à análise das variáveis físico-naturais e socioeconômicas associadas à gestão de riscos a desastres ambientais, a mitigação e a adaptação às mudanças climáticas, e ao planejamento ambiental.

As atividades de pesquisa, ensino e extensão são realizadas com foco na compreensão dos fenômenos geográficos e suas complexidades. Enfatiza a elaboração de materiais científicos e pedagógicos, tanto para o meio acadêmico quanto para a sociedade.

As ações desenvolvidas fortalecem a formação crítica e aplicada com base em conteúdos e discussões pertinentes aos discentes dos cursos de graduação em Geografia e Engenharia Ambiental e os pós-graduandos do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPB.

Linhas de Pesquisa:


•⁠ ⁠Alterações climáticas e estudos socioambientais
Analisar alterações nos elementos climáticos, em diferentes escalas espaciais e temporais, e suas repercussões na sociedade. O intuito é discutir e refletir sobre as alterações nos elementos climáticos a partir da análise do comportamento padrão, tendências e variabilidades e os diferentes impactos diante da realidade socioambiental dos territórios em análises. Os resultados podem auxiliar em ações de mitigação e de adaptação frente às alterações climáticas.

•⁠ ⁠Análise das variáveis físico-naturais e ordenamento dos territórios
Propõe caracterizar variáveis físico-naturais em diferentes recortes geográficos, identificar e analisar as suscetibilidades/potencialidades ambientais. O entendimento da dinâmica com uma leitura integrada possibilita ações voltadas ao planejamento/gestão nos recortes geográficos, envolvendo os setores governamentais, a sociedade civil e a iniciativa privada, servindo de subsídio para pesquisas com bases no desenvolvimento/interação socioambiental e seus desdobramentos sobre os territórios.

•⁠ ⁠Riscos, vulnerabilidades e desastres ambientais
Tem como objetivo identificar as suscetibilidades ambientais, as vulnerabilidades sociais e as vulnerabilidades socioambientais e associá-las com as ocorrências de desastres ambientais em diferentes escalas e recortes geográficos. Além disso, possibilita o desenvolvimento e execução de técnicas e metodologias para aprimorar a redução dos riscos e ampliar a capacidade de adaptação da população residente naqueles recortes geográficos considerados mais críticos quanto ao risco de desastres.

Imagem decorativa do site