Notícias
Mestre em Biologia Animal, Welton Dionísio da Silva, Dá Dicas para Prevenção e Controle de Escorpiões | CCEN UFPB
O Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (PPGCB), divulga as dicas de prevenção e controle de escorpiões dadas por Welton Dionísio da Silva no Jornal A União, em 19/05/2021.
Welton Dionísio da Silva é bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPB) e mestre em Biologia Animal, com estudo vinculado ao doutorado em Ciências Biológicas com ênfase em Zoologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atua nas áreas de biologia reprodutiva, ecologia de populações e ecossistemas, e ecologia comportamental, utilizando os escorpiões como principal organismo de estudo.
Embora o período de chuvas seja o momento em que esses animais são vistos com maior regularidade, é durante o verão que os escorpiões se reproduzem e costumam se alojar em entulhos e redes de esgoto, que tendem a alagar e ficar frios nesse período. Incapazes de produzir seu próprio calor corporal, eles procuram abrigo dentro das residências.
Este artrópode tem preferência por locais úmidos e quentes, pois essas características facilitam sua locomoção. Por isso, são mais frequentemente vistos em épocas mais frias, quando dentro de casa está mais aconchegante e aquecido.
A melhor forma de se prevenir essa praga urbana é evitar o acúmulo de lixo e entulho — resíduos de obras, pedaços de madeira, entre outros — no quintal de casa. Em ambientes residenciais sujos, cria-se um meio propício para a instalação de outros animais, além de escorpiões, tais como aranhas, vespas e até mesmo cobras. As medidas recomendadas incluem sacudir sapatos e roupas antes de usá-los, vedar soleiras de portas e janelas, e usar telas em ralos, pias e tanques, a fim de evitar a entrada de possíveis predadores desses animais, como lagartos e sapos.
O importante é que cada um faça a sua parte, pois o escorpião que se abriga na casa vizinha pode se locomover para outras residências próximas.
Mais informações no site do PPGCB
- Assessoria de Comunicação-CCEN|UFPB
Fones: (83) 3216-7431 | 98108-5251
assessoriadecomunicacao@ccen.ufpb.br