Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > CCEN Lança Projeto "Mares sem Plástico", Coordenado pela Professora de Química Cláudia de Oliveira Cunha, para Conscientização sobre o Uso do Plástico | UFPB
conteúdo

Notícias

CCEN Lança Projeto "Mares sem Plástico", Coordenado pela Professora de Química Cláudia de Oliveira Cunha, para Conscientização sobre o Uso do Plástico | UFPB

por Ana Magyar publicado: 04/12/2019 08h14, última modificação: 12/08/2025 07h36

img_claudiacunha.pngO Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) lança o projeto intitulado "Mares sem Plástico", coordenado pela Professora do Departamento de Química Cláudia de Oliveira Cunha, como o objetivo de conscientizar sobre o uso do plástico, buscando reduzir o acúmulo desse material nos oceanos. Professores e alunos dos departamentos de Química (CCEN), Tecnologia Sucroalcooleira (CTDR) e Engenharia Química e Ambiental (CT) fazem parte do projeto.

O projeto atua nas redes públicas de ensino e em empresas, promovendo campanhas em restaurantes e lanchonetes da UFPB com o intuito de conscientizar sobre o uso de descartáveis, por meio de palestras educativas com material didático de apoio, recursos audiovisuais sobre o tema, oficinas para a confecção de brinquedos com garrafas PET e a montagem de um espaço permanente para observação da degradação de plástico convencionais e bioplásticos.

Com ações que vão desde iniciativas preventivas até práticas voltadas à sustentabilidade ambiental, o projeto já  participou de diversos eventos, como a "Semana Lixo Zero" em João Pessoa; "Instituto Lixo Zero Brasil"; a "Semana Nacional de Ciência e Tecnologia" realizada em Rio Tinto e Mamanguape, na Paraíba; e o "VI Encontro de Química" no Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN).

Entre as muitas atividades oferecidas, destacam-se o minicurso “Reaproveitamento do Bagaço de Cana-de-Açúcar para Remoção de Corantes Têxteis em Solução Aquosa” e a "Produção de Bioplásticos Empregando o Bagaço de Cana-de-Açúcar", prevista para 2020. Essas ações e outras podem ser acompanhadas na página do projeto no Instagram.

Cláudia de Oliveira Cunha, coordenadora do projeto, é doutora em Engenharia Química. Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Instrumentação Analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: fotodegradação, adsorventes, toxicidade e diagnóstico ambiental.

Assessoria de Comunicação-CCEN|UFPB
Fones: (83) 3216-7431 | 98108-5251