Notícias
UFPB abre inscrições de curso gratuito de violão para iniciantes e veteranos
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do projeto de extensão “Orquestra de Violões da Paraíba”, está com inscrições abertas para o Curso Coletivo de Violão no segundo semestre de 2025. A iniciativa, vinculada ao Departamento de Educação Musical e à Assessoria de Extensão do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), é voltada para pessoas a partir dos 12 anos de idade, com ou sem experiência prévia no instrumento.
Com início previsto para a semana de 18 a 22 de agosto, o curso oferece 144 vagas distribuídas entre os três módulos disponíveis: Módulo I (para iniciantes), Módulo II (para quem já fez o Módulo I) e Módulo III (voltado a alunos que já fizeram o Módulo II). As aulas acontecem presencialmente em turmas nos turnos da manhã e tarde, na Sala 104 do Bloco A do CCTA, no campus I da UFPB em João Pessoa.
As inscrições para o Módulo I, exclusivo para novatos, serão realizadas presencialmente no dia 14 de agosto, das 9h às 12h e das 14h às 17h, na sala da Orquestra de Violões. No ato da inscrição, será necessário preencher um formulário e retirar a Guia de Recolhimento da União (GRU), no valor de R$ 80, referente à taxa única do curso. O pagamento deverá ser efetuado até o dia 22 de agosto, e o comprovante precisa ser enviado por e-mail para ovpb@emo.ufpb.br ou entregue pessoalmente ao monitor responsável. Candidatos menores de 16 anos devem estar acompanhados por um responsável legal.
Já os alunos veteranos dos Módulos II e III farão a inscrição de forma remota, por meio de um formulário enviado pelos monitores do curso via WhatsApp. Esses alunos também deverão pagar a taxa de R$ 80 até o dia 22 de agosto e enviar o comprovante dentro do prazo estipulado.
A confirmação da matrícula, tanto para novatos quanto para veteranos, depende da quitação da taxa e do envio do comprovante. Estudantes de baixa renda podem solicitar isenção da taxa mediante apresentação do Cadastro Único (CadÚnico) no momento da inscrição.
Informações adicionais, bem como a quantidade de vagas e os dias e horários de cada turma, podem ser conferidos no edital.
Sobre a Orquestra de Violões da Paraíba
Criada em 1992 pelo maestro Gladson Carvalho, a Orquestra de Violões da Paraíba é um projeto de extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) com reconhecida atuação na formação musical e na difusão da cultura paraibana. Após um período de interrupção, foi reativada em 2005 por Carla Santos e Cyran Costa, ex-membros da Orquestra, e, desde então, mantém atividades regulares no Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA). Com três CDs gravados, apresentações em diversas cidades do estado e parcerias com artistas regionais, a orquestra reúne estudantes da UFPB e da comunidade externa, promovendo formação técnica e artística por meio de cursos, oficinas e concertos.
Além de seu papel pedagógico, a Orquestra é reconhecida como um vetor de valorização da cultura paraibana, com repertórios que resgatam a obra de compositores como Sivuca, Vital Farias, Chico César, Canhoto da Paraíba e Glorinha Gadelha. Com espetáculos dedicados à música nordestina, armorial e popular, o grupo contribui para a preservação e difusão da memória musical da região. Segundo a coordenadora do curso, Carla Santos, “a orquestra preserva a cultura nordestina ao contemplar em seu repertório um conjunto de obras representativas, incluindo músicas de compositores paraibanos conhecidos no cenário musical. Ao mesmo tempo, a orquestra incentiva novos compositores, ao abrir espaço para a execução de composições de seus integrantes”.
Para este segundo semestre, a Orquestra de Violões da Paraíba também se prepara para novas apresentações e ações de circulação. Segundo a professora Carla Santos, estão sendo levantados recursos para levar o grupo ao interior do estado, com apresentações na região do Brejo paraibano. A expectativa é que a Orquestra participe do tradicional Festival de Inverno Universitário da UFPB, realizado no campus de Bananeiras. Em João Pessoa, o público poderá assistir ao espetáculo Sons do Nordeste II em locais como a Estação Cabo Branco e a Sala Radegundis Feitosa, com datas ainda a serem definidas. Para 2026, já está em fase de planejamento um novo show em parceria com a cantora paraibana Val Donato.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ovpb@emo.ufpb.br, pelo telefone (83) 3048-8507 ou pelo perfil oficial do projeto no Instagram: @orquestradevioloespb.