Notícias
Dois longas paraibanos chegam ao catálogo gratuito da Aruandaplay
A plataforma de streaming Aruandaplay, primeira do gênero na Paraíba e de acesso livre, incluiu dois novos títulos em seu catálogo na temporada 2025: “Desvio” (2019), dirigido pelo professor Arthur Lins, do Departamento de Comunicação (DCOM) do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e “Aponta pra Fé ou Todas as Músicas da Minha Vida” (2020), de Kalyne Almeida. As produções podem ser assistidas gratuitamente pelo site.
A plataforma Aruandaplay conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba (Secult-PB), que patrocina a continuidade do projeto, e é um desdobramento do Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, importante festival de cinema e audiovisual coordenado pelo professor do Departamento de Mídias Digitais Lúcio Vilar e que foi resultado de um projeto de extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso ao cinema paraibano e valorizar obras que já circulam em festivais, além de preservar a memória audiovisual do estado.
Um dos idealizadores da plataforma é o estudante de cinema da UFPB, Maviael Ribeiro, que falou sobre a primeira versão lançada em 2020. “A ideia de lançar esta plataforma surgiu há alguns anos, mas, com a pandemia e a necessidade de se adaptar ao atual cenário, conseguimos fazê-la acontecer”, conta.
Desvio: música, memórias e reencontros
Vencedor do 14º Fest Aruanda (2019) e participante de diversos festivais nacionais e internacionais, Desvio marca a estreia de Arthur Lins na direção de um longa-metragem. O filme acompanha Pedro (Daniel Porpino), que obtém uma saída temporária da prisão para visitar a família em Patos, no interior da Paraíba. Nesse retorno, ele revisita lugares e memórias, confronta antigos fantasmas e reencontra Pâmela (Annie Goretti), prima adolescente com quem compartilha um vínculo intenso.
“Ter ‘Desvio’ no catálogo do Aruandaplay é uma grande conquista, pois possibilita um maior alcance de público e reafirma a importância do Fest Aruana na disseminação do cinema paraibano e na trajetória do filme desde o seu lançamento", afirma Arthur Lins.
Aponta pra Fé: resistência e afetos às margens do rio
Primeiro longa-metragem de Kalyne Almeida, Aponta pra Fé recebeu o Troféu Aruanda de Melhor Direção de Arte. A narrativa acompanha Martha (Rayssa Holanda), estudante universitária e moradora da comunidade ribeirinha do Porto do Capim, que divide sua rotina entre a maternidade, o casamento com Tiago (Bruno Goya), as demandas acadêmicas e a liderança de uma associação de mulheres.
A trama se desenvolve em meio à ameaça de remoção das famílias para a construção de um complexo turístico, colocando à prova tanto a vida comunitária quanto os vínculos pessoais da protagonista.
Para Kalyne Almeida, estrear no streaming é uma grande realização. “Fazemos filmes para circular por aí. Já diz a poesia: o artista vai aonde o povo está. Estamos a um clique, nas telonas e telinhas de todo mundo. É uma honra ter o nosso longa-metragem na Aruandaplay”.