Notícias
UFPB informa sobre a prorrogação do contrato com a empresa do Restaurante Universitário no Campus I
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) informa que, em razão da desistência da empresa vencedora do último pregão para a operação do Restaurante Universitário (RU) do Campus I, comunicada na noite da última segunda-feira (11/08/2025), foi necessário adotar medidas emergenciais para evitar a interrupção do serviço e o consequente fechamento do RU do Campus de João Pessoa.
Dessa forma, com o objetivo de assegurar a alimentação da comunidade universitária, especialmente dos estudantes em situação de vulnerabilidade, a gestão decidiu prorrogar por quatro meses o contrato com a atual empresa responsável pelo RU, garantindo o funcionamento até a contratação de nova empresa vencedora do processo licitatório.
Atualmente, 3.990 estudantes possuem algum tipo de auxílio para utilizar o RU do Campus I, sendo:
• 3.485 estudantes com auxílio total (refeições gratuitas no RU), dos quais 299 são residentes que também recebem o café da manhã;
• 505 estudantes com auxílio parcial (pagam 50% do valor das refeições).
Além disso, são usuários do Restaurante Universitário, em menor proporção, professores, servidores técnico-administrativos, visitantes e estudantes que não se enquadram nos critérios anteriores e que, portanto, pagam o valor integral.
Como parte das medidas para mitigar os impactos do reequilíbrio econômico-financeiro solicitado pela empresa para renovação do contrato, a gestão implementou as seguintes ações:
1. Zerar a lista de espera para o auxílio total (100%): quase 300 estudantes que aguardavam serão imediatamente incluídos, passando a ter direito à refeição gratuita no RU;
2. Lançar novo edital para o auxílio parcial (50%), destinado a estudantes regularmente matriculados que atendam aos critérios da Pró-Reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante (Prape), com a meta de, pelo menos, dobrar o número atual de beneficiados.
Em razão do reajuste pactuado, o valor da refeição para usuários que não possuem subsídio (docentes, técnicos administrativos, visitantes ou estudantes que não se inscrevam nos editais de auxílio) passará a ser de R$17,33.
Com essas medidas, a UFPB reafirma o seu compromisso institucional com a permanência estudantil e com a garantia de acesso à alimentação para todos que necessitam, mesmo diante de um cenário imprevisto, que exigiu ação imediata.
Mônica Nóbrega
Reitora em exercício da Universidade Federal da Paraíba