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Sai resultado da chamada para professor visitante na UFPB
A Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade Federal da Paraíba (PRPG/UFPB) divulgou, nesta terça-feira (22), o resultado definitivo da avaliação das propostas para contratação de professores visitantes, submetidas por meio da Chamada Interna 01/2025. Foram aprovadas propostas submetidas por 55 Programas de Pós-graduação que funcionam na universidade, em parceria com as respectivas direções dos Centros de Ensino.
Publicado no último mês de abril, o edital previa 64 vagas, sendo uma vaga por Programa, para contratação de docente brasileiro ou estrangeiro, nas modalidades Professor Visitante Sênior, Professor Visitante Pleno e Professor Visitante Júnior.
Entre os Programas que têm sede na UFPB, foram 48 propostas aprovadas na Chamada 01/2025. Deste total, 20 inscrições foram de Programas com notas 5 ou 6 atribuídas na última avaliação da Capes – as demais têm notas 3 ou 4.
Além das 48, outras sete propostas foram selecionadas, sendo quatro para Programas em associação ou rede que não tenham a UFPB como sede – com notas 5 e 6 na última avaliação da Capes – e outras três para Programas de Mestrado Profissional para Qualificação de Professores da Rede Pública de Educação Básica.
As 55 propostas aprovadas seguem para a fase seguinte, que é a realização de processo seletivo simplificado pelos Departamentos que tiveram as vagas aprovadas para contratação dos docentes, por meio de edital específico a ser publicado pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), neste semestre. Os visitantes brasileiros poderão atuar na UFPB pelo período máximo de dois anos. Já para os estrangeiros esse período é de até quatro anos.
De acordo com o pró-reitor da PRPG, professor Evandro Teixeira, a execução dessa Chamada Interna é um passo estratégico para o fortalecimento da qualificação acadêmica e formação dos mestrandos e doutorandos, bem como para a internacionalização dos Programas de Pós-graduação da UFPB, com a inserção ativa também no cenário científico global.
“A vinda de professores visitantes, tanto do Brasil quanto do exterior, promove um ambiente acadêmico mais plural, estimula colaborações interinstitucionais e tem o potencial de ampliar a produção intelectual qualificada e a oferta de disciplinas inovadoras nos Programas”, comentou Evandro.