Você está aqui: Página Inicial > Contents > Eventos > UFPB sedia simpósio sobre equidade no trabalho e no cuidado no SUS
conteúdo

Notícias

UFPB sedia simpósio sobre equidade no trabalho e no cuidado no SUS

publicado: 14/08/2025 13h25, última modificação: 14/08/2025 13h25
Encontro reúne especialistas para discutir perspectivas interseccionais e promover integração entre profissionais e estudantes da área

UFPB sedia simpósio sobre equidade no trabalho e no cuidado no SUS

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) sedia o Simpósio “Equidade: Uma perspectiva interseccional para o trabalho e o cuidado no SUS”, que será realizado no Auditório de Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, no Centro de Ciências da Saúde, Campus I, em João Pessoa. Organizado pelo PET-Saúde Equidade da UFPB, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Potiguara, o evento tem como objetivo promover um espaço de diálogo e aprofundamento sobre saúde e equidade, incentivando a troca de conhecimentos e a reflexão sobre práticas de cuidado no Sistema Único de Saúde. A iniciativa também busca fortalecer a integração entre os membros do PET-Saúde Equidade e os participantes externos.

As inscrições podem ser realizadas até 27 de agosto, através do Sigeventos. A programação tem início às 13h, com credenciamento, seguido da abertura oficial conduzida pela coordenadora geral do PET-Saúde Equidade e da Secretaria de Estado da Saúde, Simone Bezerra Alves. A palestra de abertura, das 14h às 15h, terá como tema “Interseccionalidade e a equidade no SUS” e contará com a participação de Iara Falleiros Braga, tutora do GT2 – Gênero e Sexualidade do PET-Saúde Equidade e professora do curso de Terapia Ocupacional da UFPB, e de Ângela Cristina Dornelas da Silva, coordenadora do GT5 – Maternagem e Acolhimento. A moderação será feita por Maria de Lourdes de Farias Pontes, coordenadora do GT3 – Pessoa com Deficiência e Envelhecimento.

Encerrando as atividades do dia, das 15h20 às 17h, será realizada a oficina prática “Interseccionalidade e Ferramentas de Acolhimento”, que terá como facilitadoras Aline Menezes Carvalho, orientadora de serviço do PET-Saúde Equidade, Larissa Rodrigues Moreira, psicóloga especialista em Urgência e Emergência em Saúde Mental, e Marina Batista Chaves Azevedo de Sousa, professora do curso de Terapia Ocupacional da UFPB. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ufpbpetsaude@gmail.com.

* * *
Texto: Marcos da Paz
Foto: Angélica Gouveia
Ascom/UFPB