Notícias
Exposição na Biblioteca Central mostra os efeitos dos desastres climáticos
Até 7 de setembro, a Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) recebe a exposição "Vítimas Climáticas, Míra Mirá Brasil", com fotos do jornalista Herison Shorr. A mostra com entrada gratuita foi aberta na última quinta-feira (7) e traz relatos e fotos impactantes de comunidades afetadas por desastres climáticos em Santa Catarina, propondo uma reflexão urgente sobre justiça e vulnerabilidade social diante da crise climática.
A exposição “Vítimas do Clima, Míra Mirá Brasil” traz imagens e relatos reais de pessoas impactadas por esses eventos extremos em Santa Catarina. As fotos de Herison Shorr tem um olhar jornalístico que se une ao olhar humano e acadêmico, para provocar uma reflexão profunda sobre os rumos da sociedade.
De acordo com Herison Shorr, “precisamos falar sobre justiça climática”, e complementa: “os efeitos da crise do clima não atingem a todos de forma igual, a população mais pobre, muitas vezes invisibilizada, é que mais sofre com a destruição, a perda, a insegurança e a ausência de políticas públicas”.
Sobre o fotógrafo
Herison é formado em Jornalismo pelo Instituto Luterano de Ensino Bom Jesus (Lelusc) de Joinville em Santa Catarina e atualmente é aluno do curso de Relações Internacionais da UFPB. Durante os últimos cinco anos atuou como repórter no Sul do Brasil, cobrindo de perto desastres ambientais que marcaram comunidades inteiras: ciclones, tornados, secas prolongadas, enchentes devastadoras e mais recentemente a explosão de casos de dengue impulsionada pelo aumento anormal das temperaturas no inverno.
Serviço:
Onde: Biblioteca Central da UFPB
Endereço: Campus I em João Pessoa
Horário da exposição: de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h
Informações: (83) 3216-7099