Notícias
UFPB integra projeto focado no combate à fome na Paraíba
Nuplar/Proex está à frente do Sisan em Movimento
Nesta quinta-feira (31), às 9h, vai ocorrer o I Encontro Estadual sobre Política de Segurança Alimentar e Nutricional, organizado pela INCUBES, programa ligado ao Nuplar/Proex. A reunião online marca o lançamento do Projeto SISAN em Movimento na Paraíba, do qual a UFPB é parceira.
De acordo com o professor e coordenador do Sisan em Movimento, Vanderson Carneiro, a Paraíba conta com baixa adesão dos municípios ao Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). Dessa forma, a UFPB irá monitorar, inicialmente, 15 municípios. Ele afirma que a escolha dessas cidades foi baseada no Índice de Vulnerabilidade das famílias do Cadastro Único (IVCAD).
Assim, o objetivo do Encontro é debater a implementação da Política de Segurança Alimentar e Nutricional no âmbito municipal e estadual com secretários municipais, gestores e lideranças sociais. O evento contará também com a presença de Arimatéia França, presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Conseas) e de Eliane Cunha, secretária da Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) na Paraíba para o debate acerca da Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional.
Carneiro afirma que o encontro busca o debate de estratégias para o futuro do projeto no estado, como construir metodologias e receber profissionais capacitados para o diálogo. "Como no alimento que se prepara, a política de Segurança Alimentar e Nutricional tem que ser construída e dialogada, e não ultraprocessada", destaca o professor.
Parceria
Um dos objetivos da UFPB dentro do Sisan em Movimento é aumentar a adesão municipal na Paraíba, como também fortalecer a política existente, auxiliando na construção de um plano de ação nessas localidades para a implementação sólida de equipamentos, especificamente Caisan e Conseas.
O Sisan em Movimento é um convênio entre o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e as quatro Universidades do Nordeste. Além da UFPB, o projeto ocorre na UFRN, UFAL e UFRPE. A parceria foi estabelecida com o intuito de ampliar o alcance do Sistema.
Texto: Joyce Carvalho (extensionista)
Edição: Lis Lemos