Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Cooperações

Cooperações

por mateus publicado 27/04/2016 09h45, última modificação 27/04/2016 10h57

PROJETOS E INTERCÂMBIOS ENTRE O PPGG E OUTRAS INSTITUIÇÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS

 

 1 - Projeto de Cooperação entre o PPGG – UFPB e a Agência Espanhola de Coperaciõn  Internacional.                           

Professores participantes: Pedro Costa Guedes Vianna (UFPB), Bartolomeu Israel de Souza (UFPB) e Eduardo Rodrigues Viana de Lima (UFPB).

 

2 - Projeto Cidades médias brasileiras: agentes econômicos, reestruturação urbana e regional. 

Programa Nacional de Cooperação Acadêmica – PROCAD, Coordenado pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista (UNESP) em conjunto com os seguintes Programas de Pós-Graduação Associados: Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e o PPGG da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Programa de formação de rede de pesquisadores e de intercâmbio acadêmico através de missões de pesquisadores-professores e discentes, visando a consolidação dos programas de pós-graduação, a ampliação da formação e proporcionando condições favoráveis ao amadurecimento e ao diálogo intelectual.

Professores participantes: Carlos Augusto de Amorim Cardoso, Doralice Sátyro Maia e Sergio Fernandes Alonso, além de discentes da Pós-Graduação e de Iniciação Científica; também tivemos o projeto.

 

3 – Projeto Cidades médias brasileiras: agentes econômicos, reestruturação urbana e regional, do Edital MCT / CNPq / CT-Infra/ CT – Petro/ Ação Transversal IV No 16/2008 – Casadinho. 

Proporcionou o aprofundamento da reflexão sobre as cidades médias, o conhecimento das diversas realidades brasileiras e  a organização do Banco de Dados do Portal de Gerenciamento de Informações (PGI) da Rede de Cidades Médias (ReCiMe). Este possibilitou o intercâmbio  entre os alunos de graduação e pós-graduação por ocasião dos preparativos e da realização dos trabalhos de campo e de eventos nas cidades envolvidas.

 

4 - Projeto Conservación y valorización socio-ambiental de los recursos naturales del litoral de Paraiba.

 Financiamento: Agencia Española de Cooperación Internacional e do Grupo de Investigación de la Universidad de Sevilla. 

O projeto de pesquisa se constitui de uma plataforma de atuação bilateral em que os grupos de pesquisa assegurem o capital humano, relações sociais e os meios técnicos logísticos necessários para sua execução. Para a viabilização do projeto estão assegurados pessoal, métodos, técnicas e meios necessários para concretização da investigação.

Participantes: Pedro Costa Guedes Vianna (Coordenador) da UFPB, Eduardo Rodrigues Viana de Lima (UFPB), Rafael Camara Artigas  (UFPB), Maria Franco Garcia  (UFPB), Fernando Diaz del Olmo  (US-Espanha), Ana Quilez Guerrero  (US-Espanha) e o discente de intercâmbio Bilal Palladini San Marti.

 

5 - Projeto Lutte Contre L’erosion des Sols et Gestion des Ressources dn Eau: Processus, Politiques et Actions dans les Campos du Rio Grande do Sul e Paraiba 

Financiamento: Convênio Capes-Cofecub.

O projeto procurou analisar e representar, os meios de interação entre o meio pedoclimático e as atividades agrícolas nos campos do Rio Grande do Sul e no semi-árido da Paraíba.

Participantes: Roberto Verdum (Coordenador – Brasil UFRGS); Jeannine Corbonnois (coordenadora – França Centre National de la Recherche Scientifique - CNRS), Pedro Costa Guedes Vianna (UFPB).

 

6 - Projeto Casadinho/Procad A questão agrária brasileira no século XXI: dinâmicas e conflitos territoriais. Os programas envolvidos são Programas de pós-graduação envolvidos. 

Participantes: Programa de Pós Graduação em Geografia da UFPB (executor), Programa de Pós-Graduação em Geografia da UNESP- Presidente Prudente, Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da USP.

Equipe executora: PPGG/UFPB (Programa não consolidado), Dra. Emilia de Rodat Fernandes Moreira (Coordenadora)Dra Maria Franco Garcia (Vice-Coordenadora),Dr. Ivan Targino MoreiraDr. Marco Antonio Mitidiero JúniorDr. Richarde Marques da Silva, Dr. Pedro Costa Guedes Vianna; PPGG/ UNESP JÚLIO DE MESQUITA FILHO (Programa consolidado): Dr. Antonio Thomaz JúniorDr. Bernardo Mançano FernandesDr. Eduardo Paulon GirardiDr.Carlos Alberto FelicianoDr. José Tadeu Garcia TomaselliDr. Paulo Cesar RochaDra. Rosangela Custódio Cortez ThomazDr. Raul Borges GuimarãesDr. Antonio Cezar Leal e PPGG/USP (Programa consolidado): Dra. Marta Inês Medeiros Marques, Dra. Larissa Mies Bombardi, Dr. Heinz Dieter Heidemann.

O projeto tem como objetivo central promover o fortalecimento e a consolidação do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Paraíba. Este processo será construído com base na realização de uma pesquisa conjunta,do estímulo à formação pós-graduada e a mobilidade docente e discente por meio da cooperação inter- e intra-regional entre os grupos de pesquisa que integram a proposta.

Os professores que formam o grupo de pesquisadores do PPGG já vêm desenvolvendo atividades acadêmico-científicas diversas em parceria com os docentes que compõem os grupos de pesquisadores dos Programas consolidados que integram o Projeto, quais sejam: o Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Presidente Prudente e o Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da Universidade de São Paulo. Destacam-se: a) a organização conjunta de eventos a exemplo da XI Jornada do Trabalho (CEGET-UFPB, CEGET-UNESP-PPte; b) participação em bancas de defesa de dissertações; c) a participação em projetos conjuntos a exemplo do Projeto de pesquisa aprovado pelo Edital Universal 2010, sobre Estrangeirização das Terras no Brasil e do Projeto Dataluta coordenados pelo Professor Bernardo Mançano Fernandes que conta com a participação de um dos professores do PPGG; d) do encaminhamento de alunos ex-bolsistas de Iniciação Científica para se candidatarem a seleção na Pós-Graduação em Geografia Humana na USP, tendo já obtido êxito e possibilitado o intercâmbio entre os professores e alunos dos dois Programas, etc.

Como complemento ao projeto Casadinho/Procade, foi aprovado junto a Capes/Fapitec-SE (edital 06/2012) o projeto ligado ao Programa de Estímulo a Mobilidade e ao Aumento da Cooperação da Pós-Graduação Acadêmica em Sergipe, sob o título: “Estado, Questão Agrária e Conflitos Territoriais: um estudo comparativo entre Sergipe, Paraíba e Minas Gerais”. A Universidade Federal de Sergipe aparece como a propositora e executora do projeto, tendo como aliadas os programa de pós-graduação em geografia da Universidade Federal da Paraíba e da Universidade Federal de Uberlândia. Os coordenadores de cada instituição envolvida são: Eraldo Ramos (coordenador geral – UFS), Marco Antonio Mitidiero Jr. (UFPB) e João Cleps Junior (UFU).

Essa proposta busca o fomento à cooperação científica interinstitucional por meio da realização de um projeto de investigação científica inter-regional e interestadual entre o Núcleo de Pós-graduação em Geografia (NPGEO) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) (Recomendado pela CAPES – Conceito 4 – Mestrado/Doutorado), o Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal da Paraíba (PPGG) (Recomendado pela CAPES – Conceito 4), e o Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (PPGeo – conceito 5 na Capes). Crê-se, evidentemente, que os dois últimos projetos aprovados que compõem o rol de projetos presentes no PPGG/UFPB vá viabilizar e potencializar a produção de conhecimento na área de Geografia Agrária.