Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Apresentação

Apresentação

por mateus publicado 05/05/2016 09h48, última modificação 05/05/2016 10h00

A denominação Território, Trabalho e Ambiente atribuída à área de concentração do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Paraíba, traduz a atuação do corpo docente e discente nas áreas a que se vinculam, refletindo tanto nas escalas geográficas regionais e locais quanto nas categorias, conceitos e noções utilizados nos processos de investigação empreendidos por grupos de pesquisa e de estudos. Também na oferta de cursos, seminários e produção científica autoral, bem como na elaboração dos trabalhos de dissertação.

Cabe destacar que, associado ao corpo teórico-conceitual que embasa o conjunto da produção acadêmica, subjazem as estratégias de intervenção social que asseguram visibilidade ao Programa. A trajetória empreendida desde o início de funcionamento do programa em 2004, até o presente, consolida-se tendo como referência autores clássicos da Geografia, como Pierre George, F. Ratzel, Vidal de La Blache, Brunhes, Hartshorne, Pierre Monbeig, Cristaller, Sorre dentre outros. O diálogo profícuo com a produção geográfica atual dá-se na interpretação de dinâmicas espaciais que se materializam em diferentes territórios e territorialidades e ganha visibilidade em publicações de artigos em periódicos indexados, capítulos de livros, livros e na publicação de trabalhos completos em anais de eventos.

Motivados por processos de investigação em curso, temos participado de diálogos instigantes com grupos de pesquisa e pesquisadores em eventos nacionais e internacionais, com a finalidade de aprofundar temas de interesse da sociedade brasileira em diferentes escalas e áreas da Geografia, a exemplo de temas relacionados ao espaço urbano, agrário e regional, as temáticas ambiental e cultural e também as questões relativas à geografia escolar, fortalecendo os intercâmbios e linhas de pesquisa e contribuindo para promover a inserção profissional dos egressos. O objetivo da criação do Curso de Pós-Graduação em Geografia em nível de Mestrado e, posteriormente Doutorado, é a formação de profissionais, pesquisadores ou docentes com visão aprofundada e integrada das questões que envolvem as três dimensões do conhecimento geográfico centralizadas pela proposta: Território, Trabalho e Ambiente. Atualmente, com a instalação do Curso de Pós-Graduação em nível de Doutorado, os objetivos foram ampliados, pois além da produção do conhecimento a partir de pesquisas e da formação de mestres, a formação de doutores também se torna um dos nossos objetivos.

O Programa de Pós-Graduação em Geografia no nível Doutorado visa contribuir para o aprofundamento de experiências e estudos com vistas na construção de teorias no campo do conhecimento geográfico. Desta maneira, aprimorar a formação de profissionais da área de Geografia é fundamental para o processo de transformação da sociedade brasileira, tendo como base a elaboração de teorias e pesquisas de impacto que ampliem o conhecimento no campo da Geografia. O avanço necessário do Mestrado em Geografia em termos acadêmicos culminará com produção expressiva e massa crítica, no processo de produção e sistematização do conhecimento, de tal forma que a criação do Curso de Doutorado está sendo uma continuidade do aprimoramento do PPGG. Desse modo, o Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) - Mestrado e Doutorado - confirma seus objetivos, como aqueles de oferecer um ensino de qualidade, promover a produção e a difusão de conhecimento, que possa ser aplicado na busca de soluções de problemas e de melhoria das condições sociais brasileiras e, em especial, a paraibana; assim como a formação de profissionais qualificados para atuar em Instituições de Ensino Superior, de Ensino Técnico e de Ensino Básico.

Cada uma das linhas, conectadas umas com as outras, possui objetivos específicos que convergem para o objetivo maior do PPGG que é o da formação qualificada de docentes e pesquisadores, com base nas investigações e nas análises das práticas e das teorias em Geografia. Tendo em vista o exposto, o PPGG procura formar pesquisadores que atuem: a) como docentes de IES, com vistas a contemplar a inserção da Geografia nas diversas áreas do conhecimento científico; b) em órgãos ambientais na promoção e defesa do Meio Ambiente; c) como agentes sociais de entidades da sociedade civil e de organizações governamentais e não governamentais, que desenvolvam um papel importante na implementação de projetos sociais e políticas públicas. Nesta perspectiva, os processos de formação de mestres e doutores têm como objetivos específicos:

(1) Investigar os processos de reprodução do espaço as dinâmicas socioambientais espaciais de modo a fortalecer a ciência geográfica;

(2) Analisar as relações entre Estado, sociedade e educação, mediante investigações sobre as políticas públicas e as práticas sociais escolares.

(3) Analisar a relação entre o campo e a cidade, bem como as relações de trabalho que permeiam essas duas dimensões espaciais, em suas diferentes escalas geográficas e cartografias sociais.

É importante enfatizar a riqueza das linhas e temáticas acima elencadas que se entrecruzam e que demarcam campos complementares de pesquisas. Nesse sentido, buscamos praticar as teorias geográficas sem perder de vista as possibilidades de diálogo com outros campos do saber, tendo a interdisciplinaridade como referência e a multi, inter e transdisciplinaridade como inspiração e possibilidade teórico-metodológica.

A inserção nacional e internacional é outro objetivo do PPGG, tendo em vista a articulação dos Grupos de Pesquisas do PPGG com grupos nacionais e internacionais, como se pode observar no tópico referente aos projetos desenvolvidos no Programa. A articulação e difusão do conhecimento geográfico aqui produzido podem ser observadas nas publicações resultantes de encontros, congressos e afins, assim como também em intercâmbios e formação de redes de pesquisadores com outras instituições de ensino superior do Brasil e do mundo. Estimular a relação de docentes e discentes do PPGG com outras instituições também tem sido buscado pelo PPGG. Este tem promovido o intercambio na própria UFPB, com uma relação já consolidada com os Programas de Pós-Graduação em Arquitetura, Educação e o PRODEMA. Em nível nacional as articulações tem se dado com Programas de Pós-Graduação em Geografia de São Paulo (capital e interior), Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Sergipe, Rio Grande do Sul, Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco. Em nível internacional o intercâmbio tem se dado com instituições da França, Espanha, Portugal, México, Argentina e Colômbia.