Ciências Biológicas


 

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas da UFPB, Área de Concentração em Zoologia (PPGCB), foi criado em 1980, em nível de mestrado, e em 1999 ampliado para o nível de doutorado, com o objetivo formar pesquisadores e docentes especializados em Zoologia. O Programa tem como enfoques principais a Zoologia Sistemática e a Ecologia Animal, principalmente de grupos representantes da fauna e de ecossistemas do nordeste brasileiro.

 

A infraestrutura do Programa compreende laboratórios com equipamentos de pesquisa, sala de aula, sala de informática com microcomputadores ligados em rede, além do acesso às coleções zoológicas do Departamento de Sistemática e Ecologia da UFPB.

 

Quatro linhas de pesquisa estão ativas atualmente (Comportamente Animal e Genética de Populações; Conservação e Biodiversidade; Ecologia de Ecossistemas e Comunidades; Sistemática e Filogenia), com vários projetos em desenvolvimento pelos 26 professores do Programa. A crescente participação de docentes e discentes em projetos de pesquisa (individuais ou integrados) relacionados a questões de sistemática, evolução, ecologia e biologia animal, tem proporcionado um considerável aporte de dados originais, e gerado uma expressiva produção científica.

 

No âmbito do mestrado, 233 dissertações foram defendidas (entre 1983 e 2013), enquanto que no nível Doutorado foram defendidas 59 teses, (entre 2003 e 2013).

 

Sendo um Programa consolidado e com papel de destaque na formação de recursos humanos em Zoologia no nosso país, o PPGCB recebe alunos de todo o Brasil e do exterior.

 

Coordenador: Prof. Alexandre Vasconcellos

Secretária:

Telefone: (83) 3216-7436

Site: http://www.ufpb.br/pos/zoologia