Notícias
Professor Dionisio Bazeia é Homenageado Pela Sociedade Brasileira de Física durante o Encontro de Primavera (EPSBF) de 2025
Durante o Encontro de Primavera da Sociedade Brasileira de Física (EPSBF) de 2025, foi prestada homenagem ao Professor Dionisio Bazeia pelo seu relevante papel e trajetória no desenvolvimento da Física teórica de Partículas e Campos no Brasil.
Prof. Dionisio Bazeia
Possui graduação em Física pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou pós-doutorado no Massachusetts Institute of Technology (MIT) no período de agosto de 1989 a julho de 1991 e foi professor visitante no MIT de outubro de 1997 a fevereiro de 1999 e no Instituto de Física da USP entre julho de 2012 e junho de 2013. É professor titular da UFPB desde 2005 e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) nível 1A desde 2010. Foi membro do Corpo Editorial da revista EPL (Europhysics Letters, sob a responsabilidade científica da European Physical Society), do Comitê Assessor de Física e Astronomia do CNPq e do Conselho de Representantes da Sociedade Brasileira de Física (SBF). Supervisionou os estudos de 25 mestres, 20 doutores e 12 bolsistas de pós-doutorado. Foi orientador de teses de doutorado premiadas pela SBF e pela UFPB. Em 2022, recebeu da Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba, a Comenda Darcy Ribeiro do mérito educador. Contribuiu para organizar vários eventos nacionais e internacionais, em particular, algumas edições do Encontro Nacional de Física de Partículas e Campos da SBF, várias edições da oficina nacional de Teoria Quântica de Campos, a primeira Escola de Física de Partículas e Campos do Norte-Nordeste em 2009 e cinco edições do workshop internacional Modern Trends in Field Theory (2006, 2008 e 2024 em João Pessoa/Brasil, 2010 em Porto/Portugal e 2011 em Salamanca/Espanha). Possui 311 artigos publicados, com mais de 10.300 citações e índice h=52, de acordo com o Google Acadêmico. Além de sua atuação significativa como pesquisador, ele sempre se preocupou com a formação de estudantes nos níveis de graduação, mestrado e doutorado, incentivando-os a se tornarem físicos de alto nível. Além disso, também contribuiu ativamente para a formação e fixação de grupos de teoria de campos na Paraíba e no Nordeste. Atualmente, desenvolve pesquisas com ênfase em Teoria Geral de Partículas e Campos, atuando principalmente no estudo de estruturas localizadas, com aplicações em Biodiversidade, Energia Escura, Informação Quântica, Magnetismo e Mundos-Brana.