Você está aqui: Página Inicial > CONTENT > Notícias > Professor Oscar Loureiro Malta, professor visitante do Departamento de Química da Universidade Federal da Paraíba, receberá o título de Doutor Honoris Causa pela University of Wroclaw-Polônia

Professor Oscar Loureiro Malta receberá o título de Doutor Honoris Causa pela University of Wroclaw-Polônia

publicado: 06/10/2017 21h59, última modificação: 06/10/2017 22h01

of Wroclaw-Polônia.

oscar malta.jpeg

O Prof. Oscar L.Malta possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Católica de Pernambuco (1976), mestrado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1977) e doutorado D'etat Ès Sciences Physiques - Universite de Paris VI (Pierre et Marie Curie) (1981). Atualmente é professor titular do Departamento de Química Fundamental da Universidade Federal de Pernambuco e professor visitante do Departamento de Química da Universidade  Federal da Paraíba. É pesquisador 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Foi pesquisador visitante no Centre  National de la Recherche Scientifique-CNRS-Meudon-França, professor visitante nos Institutos de Química da UNESP-Araraquara, USP-São Paulo, na Universidade de Santander-Bucaramanga-Colômbia, professor convidado do programa Europeu Erasmus Mundus na Universidade de Aveiro-Portugal e professor visitante na Faculty of Chemistry of the University of Wroclaw-Polônia. Já proferiu 35 palestras convidadas em conferências internacionais. Foi o coordenador executivo da Rede nacional de Nanotecnologia Molecular e de Interfaces-RENAMI e do INCT de Nanotecnologia para Marcadores Integrados INCT-INAMI. Foi membro, por 2 vezes, do Comitê Assessor da área de Química do CNPq, Membro do Comitê assessor da CAPES na área de química e membro do Comitê Assessor da FACEPE (FAP-PE). Recebeu o prêmio Ricardo Ferreira ao Mérito Científico concedido pela FACEPE e a medalha Paulo Duarte ao mérito científico concedida pela ABQ-PE. Teve um número especial do periódico internacional Journal of Luminescence dedicado aos seus 60 anos. Foi coordenador da 18 th International Conference on Luminescente (ICL'18), realizada pela primeira vez no Hemisfério Sul, de 27 de agosto à 01 de setembro de 2017, em João Pessoa-PB. Orientou várias teses de doutorado, dissertações de mestrado e trabalhos de iniciação científica. Coordena um grupo de pesquisas sobre espectroscopia de compostos com íons lantanídeos e mantem colaborações com vários grupos de pesquisa nacionais e internacionais. Seus temas de pesquisa estão nas áreas da Química e da Física, com ênfase em espectroscopia atômica e molecular, compostos com íons lantanídeos e materiais moleculares nanoestruturados. Fator H 42, Citações 6558.

O Departamento de Química da UFPB parabeniza o Prof. Oscar L. Malta pela merecida honraria que celebra uma brilhante carreira de dedicação à Ciência.

Para mais informações sobre as contribuições do Prof. Oscar Malta acessar o currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/8154218244924846