Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projetos de Sustentabilidade Desenvolvidos pelos Laboratórios do Departamento de Física Recebem Notoriedade | CCEN UFPB

por Ana Magyar publicado: 26/11/2021 10h02, última modificação: 26/11/2021 16h44

O Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Departamento de Física, divulga importantes inventos desenvolvidos por professores, técnicos-administrativos e estudantes do curso nos laboratórios do CCEN: Física Moderna, Instrumentação Científica, Física Aplicada, Magnetom, Espectrometria Ótica, Física Atômica e Lasers, Física Experimental I, Física Experimental II e o Laboratório de Física Ótica não Linear.

Em destaque está a impressora 3D que é utilizada para a criação de diversos produtos idealizados pelos estudantes, no qual a fibra utilizada está sendo produzida na elaboração do projeto que utiliza garrafas PET recicladas. O material é triturado e transformado em pó e passa pelo processo de moagem, que produz um fio aquecido que é utilizado para imprimir os objetos na impressora. Com essa nova técnica, ecologicamente sustentável, serão barateado os custos que, no momento, são comprados com recursos próprios.

Em um outro projeto, fruto de pesquisa de doutorado de Renan Aversari, desenvolveu um foguete utilizando garrafas PET que tem como função disseminar sementes de reflorestamento. O foguete é lançado de uma base, construída no próprio laboratório, que, ao atingir uma altura elevada, libera uma cápsula que lança as sementes em áreas desmatadas. O processo é feito de forma bem mais rápida do que manualmente e a pesquisa já foi testada e está em fase de conclusão.

Também está sendo aperfeiçoada uma mão mecânica desenvolvida pelo laboratório PET LAB, com foco nos protótipos de próteses para pessoas sem a mão, com defeitos congênitos ou amputadas, buscando desenvolvimento de uma tecnologia inovadora trazendo impacto positivo para a universidade.

Os laboratórios abrigam ainda dois telescópios, sendo um deles considerado um dos maiores do Estado. Em um projeto junto à Prefeitura de Pedras de Fogo está prevista a instalação do primeiro observatório da Paraíba para março de 2022. A cidade foi contemplada devido a um melhor aproveitamento da visão do céu.

É importante apontar o Laboratório de Magnetom que é responsável pelo desenvolvimento e análise de materiais magnéticos de sensores eletrônicos e aparelhos médicos.

Mais informações no Portal da UFPB

Assessoria de Comunicação-CCEN|UFPB