Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF) Realiza o 6º Ciclo de Colóquios-2019 sobre o Tema 'Quebra da Simetria de Lorentz na Gravitação' Ministrado pelo Prof. Dr. Albert Petrov | CCEN UFPB

por Ana Magyar publicado: 02/05/2019 09h05, última modificação: 02/05/2019 18h45

O Centro de Ciências Exatas da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), através do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Física (PPGF), realiza o sexto ciclo de colóquios 2019.1 sobre o tema 'Quebra da Simetria de Lorentz na Gravitação' ministrado pelo Professor Dr. Albert Petrov da UFPB que será realizado no dia 03/05/2019, às 16h00, no Auditório do PPGF (prédio novo) no Campus Universitário da UFPB.

As inscrições são gratuitas e o certificado terá a carga horária correspondente a participação na palestra.

Na palestra será apresentado o problema da construção das extensões consistentes dos vários modelos da teoria de campos com a inclusão da quebra da simetria de Lorentz. Esse contexto, o estudo da quebra da simetria de Lorentz-CPT, decorre do fato que o grupo das transformações gerais na gravitação tem o papel duplo, da extensão do grupo de Lorentz e do grupo de calibre resultando a quebra da simetria de calibre em espaço-tempo curvo emerge. De outro lado, enquanto no espaço plano, a simetria de Lorentz é quebrada através da introdução dos vetores ou tensores constantes, de difícil definição tais objetos no espaço-tempo curvo. Implica-se que há três linhas principais do estudo da quebra da simetria de Lorentz na gravitação - primeiro, restirngir-se ao campo gravitacional fraco, fazendo o estudo da consistência da quebra da simetria de Lorentz com a simetria de calibre mais fácil - segundo, considerar a gravitação de Einstein com o termo de Chern-Simons gravitacional que quebra paridade, e, para a escolha especial do coeficiente de Chern-Simons quebra também a simetria de Lorentz - terceiro, usar a quebra espontânea da simetria de Lorentz. A apresentação das abordagens será em consideração a gravitação com o termo de Chern-Simons quadri-dimensional nos níveis clássico e quântico, e de bumblebee, concluindo com as perspectivas para estudos da quebra da simetria de Lorentz na gravitação.

Mais informações no site do PPGF

Fones: (83) 3216-7430 | 98108-5251
anacristinamagyar@tv.ufpb.br