Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > PPGF Realiza o 5º Ciclo de Colóquios 2019.2 com o Tema 'Ciência e Tecnologia no Brasil: Avanços Históricos e Ameaças Atuais' Ministrado pelo Prof. Dr. Sergio Machado Rezende da UFPE | CCEN UFPB
conteúdo

Notícias

PPGF Realiza o 5º Ciclo de Colóquios 2019.2 com o Tema 'Ciência e Tecnologia no Brasil: Avanços Históricos e Ameaças Atuais' Ministrado pelo Prof. Dr. Sergio Machado Rezende da UFPE | CCEN UFPB

por Ana Magyar publicado: 02/09/2019 18h45, última modificação: 02/09/2019 19h36

O Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Física (PPGF), realiza o quinto ciclo de colóquios 2019.2 sobre o tema 'Ciência e Tecnologia no Brasil: Avanços Históricos e Ameaças Atuais' ministrado pelo Professor Dr. Sergio Machado Rezende, a ser realizado no dia 06/09/2019, às 16h, no Auditório do PPGF (prédio novo) do CCEN no Campus I da UFPB.

As inscrições são gratuitas e o certificado terá a carga horária correspondente a participação na palestra.

Sergio Machado Rezende, Engenheiro Eletrônico na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, é Mestre e Doutor Electrical Engineering-Materials Science, no Massachusetts Institute of Technology em Cambridge, nos Estados Unidos. Atuou como professor associado na PUC/RJ e professor titular na UNICAMP. Trabalha em pesquisa na área de Física de Materiais, com ênfase em Materiais Magnéticos e Propriedades Magnéticas, atuando em física experimental e física teórica, principalmente nos seguintes temas: magnetismo, magneto-óptica, materiais magnéticos, multicamadas magnéticas, materiais nanoestruturados e spintrônica. Orientou 40 teses de mestrado e de doutorado e publicou mais de 270 artigos científicos em revistas de circulação internacional, tendo mais de 6 500 citações na base de dados do Google Acadêmico e iH=44. Atualmente, é professor titular, desde 1972, no Departamento de Física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

A Ciência teve um início tardio no Brasil. Na década de 1960 o País tinha pouquíssimos cientistas e pesquisadores, não havia regime de tempo integral para docentes nem ambiente de pesquisa nas universidades. Também não havia engenheiros ou especialistas em setores básicos da indústria, nosso parque industrial era incipiente e não existia cultura de inovação nas empresas. Na palestra serão apresentados os marcos que levaram a uma mudança neste cenário nas últimas décadas e que proporcionaram grande avanço no quadro de C&T no Brasil. Serão mostrados também que o retrocesso nos últimos anos, e em especial no atual governo, representam uma ameaça para fazer com que C&T contibuam para nosso desenvolvimento econômico. No final apresentaremos sugestões de atitudes e ações para a comunidade acadêmica reagir às ameaças atuais e tentar impedir que haja um retrocesso maior no processo histórico recente.

Mais informações no site do PPGF

Assessoria de Comunicação-CCEN|UFPB
Fones: (83) 3216-7431 | 98108-5251