Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > PPGF Realiza o 16º Ciclo de Colóquios com o Tema 'A Nova Era da Computação Quântica' Ministrado pelo Prof. Dr. Marcelo Terra Cunha da Unicamp | CCEN UFPB

por Ana Magyar publicado: 21/11/2019 19h59, última modificação: 21/11/2019 19h59

O Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Física (PPGF), realiza o décimo sexto ciclo de colóquios 2019.2 sobre o tema 'A Nova Era da Computação Quântica' ministrado pelo Professor Dr.Marcelo Terra Cunha, a ser realizado no dia 22/11/2019, às 16h, no Auditório do PPGF (prédio novo) no Campus Universitário da UFPB.

As inscrições são gratuitas e o certificado terá a carga horária correspondente a participação na palestra.

O anúncio recente de uma máquina quântica programável de 53 bits quânticos resolvendo um problema em três minutos, quando o maior supercomputador em atividade, na melhor estimativa, levaria mais de dois dias para chegar a resultado equivalente, marca o início de uma nova era na computação quântica. Nesse colóquio queremos falar um pouquinho sobre o que é a computação quântica, o que seria a sua implementação ideal (que ainda não aconteceu), qual era a situação até alguns anos atrás e o que temos agora. Naturalmente, cabe pensar nos desafios para o futuro próximo e distante.

Mais informações no site do PPGF