Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Palestra 2023 Debate "Dia Mundial do Meio Ambiente: Soluções para a Poluição Plástica" via Projeto de Extensão Mares sem Plástico | CCEN UFPB

por Ana Magyar publicado: 05/06/2023 06h49, última modificação: 05/06/2023 07h07

O Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Departamento de Química, realiza palestra sobre o tema "Dia Mundial do Meio Ambiente: Soluções para a Poluição Plástica" via projeto Mares sem Plástico.

As inscrições serão realizadas no período de 29/05/2023 a 05/06/2023 via SIGAA. A palestra terá carga horária de 4 horas e emissão de certificado de participação. O público-alvo são discentes, docentes, técnico-administrativos e o público em geral.

Na programação terá uma palestra que apresentará as ações do projeto 'Mares sem Plástico' e uma visita técnica no Laboratório de Estudos em Química Ambiental (LEQA), com intervalo para o coffee break.

O projeto 'Mares sem Plástico', criado em 2019, é uma ação institucional do departamento de Química, coordenado pela Prof.ª Dr.ª Cláudia de Oliveira Cunha, formado por uma equipe multi e interdisciplinar envolvendo docentes, colaboradores e alunos de graduação e pós-graduação. A proposta do projeto é atuar no combate do lixo no mar, apresentando para a sociedade o impacto da poluição plástica em ambientes marinhos e costeiros por meio de ações educativas, de limpeza e educação ambiental nas praias, atuação em escolas, intervenções e campanhas, ofertas de oficinas, cursos e palestras.

Em prol do meio ambiente o projeto se enquadra no ODS-14 e contribui para a conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para alcançar um desenvolvimento sustentável. Como mais de 400 milhões de toneladas de plástico são produzidos a cada ano em todo o mundo, a metade deste plástico é projetada para ser usado apenas uma vez. Da produção total, menos de 10% é reciclado. Estima-se que 19 a 23 milhões de toneladas acabem anualmente em lagos, rios e mares. Com as soluções disponíveis para enfrentar o problema, governos, empresas e outras partes interessadas devem escalar e acelerar as ações para resolução do problema, ressaltando a importância deste dia mundial do meio ambiente na mobilização das ações transformadoras a partir de todos os cantos do mundo.