Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Laboratório de Quimioinformática do Depto. de Química, Coordenado pelo Professor Marcus Scotti, Desenvolve Biblioteca Virtual da Biodiversidade | CCEN UFPB

por Ana Magyar publicado: 13/05/2019 09h49, última modificação: 13/05/2019 10h53

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em parceira com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e com a Universidade de São Paulo (USP), está desenvolvendo uma das maiores bibliotecas virtuais de biodiversidade do Brasil, resultado de um projeto de pesquisa desenvolvido pelo professor da USP Fernando Batista da Costa, enquanto atuava como pesquisador visitante no projeto Embrapa Tropical.

A tecnologia de armazenamento dos dados da biblioteca virtual da biodiversidade está sendo desenvolvida pelo Laboratório de Quimioinformática da Pós-Graduação em Produtos Materiais e Sintéticos Bioativos do Departamento de Química (DQ) do Centro de Ciências Exatas da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), coordenado pelo professor Marcus Scotti, e conta com dados no acervo digital de 100 substâncias naturais e 100 extratos vegetais.

O grupo de Quimioinformática da UFPB é especializado no desenvolvimento de ferramentas para gerenciamento de dados de produtos naturais na web, já tendo criado anteriormente o SistematX, que conta com dados científicos de diversas plantas, que através da identificação e catalogação de extratos e substâncias bioativas, a biblioteca possa ser utilizada para entender interações ecológicas, descobrir novos fármacos e melhorar a produtividade das plantas.

Leia a matéria na íntegra

Fones: (83) 3216-7430 | 98108-5251
anacristinamagyar@tv.ufpb.br