Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Depto. de Sistemática e Ecologia (DSE) Promove o "X Simpósio Nordestino de Etnobiologia e Etnoecologia 2019 (X SNEE)" para Debate, Troca de Experiências e Articulação entre o Conhecimento do Povo: Local e Indígena e das Instituições de Ensino e Pesquisa | CCEN UFPB

por Ana Magyar publicado: 08/04/2019 10h35, última modificação: 19/04/2019 16h03

O Centro de Ciências Exatas da Natureza  (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), através do Departamento de Sistemática e Ecologia (DSE), promove o "X Simpósio Nordestino de Etnobiologia e Etnoecologia (X SNEE)", no período de 22 a 26 de abril de 2019, no Campus Universitário de João Pessoa.

O X SNEE é organizado pelos professores Reinaldo F. P. de Lucena e Denise Dias Cruz do Departamento de Sistemática e Ecologia (DSE) e será comemorado os 20 anos da primeira edição e a primeira edição como Simpósio, momento histórico.

O simpósio promove discussões para o fortalecimento e a divulgação da Etnobiologia na Região Nordeste e outras partes do Brasil entre estudantes, professores, pesquisadores, agências financiadoras e grupos de pesquisas nacionais e internacionais, aproximando pesquisadores e as comunidades envolvidas para o conhecimento dos direitos, sustentabilidade ambiental e manutenção da cultura tradicional e indígena na sua ética, políticas públicas, desenvolvimento científico, influências climáticas e doméstica da biodiversidade fortalecendo a produção científica em Etnobiologia e Etnoecologia na região Nordeste, vislumbrando as perspectivas para o futuro.

Em 1996, a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS-BA) realizou o "I Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia” fundada pela Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia e a partir daí tornou reflexo da consolidação de grupos de pesquisas da Bahia, Paraíba, Pernambuco e Piauí, além da expansão de novos grupos de pesquisas, como em Alagoas, Ceará e Rio Grande do Norte. Em 1999, aconteceu o "I Encontro Baiano de Etnobiologia e Etnoecologia" na UEFS e sucessivamente os encontros foram realizados na UESC, UFRPE, UEFS, UEPB, UFPB e as edições na UFAL, UFS, Aracaju e Piauí reunindo pesquisadores e estudantes de vários estados do Nordeste.

Visite o site do DSE

Fones: (83) 3216-7430 | 98108-5251