Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Defesa de Tese de Mestrado, Área Modelos de Decisão e Saúde, de Rebeca Rocha Carneiro | CCEN UFPB
conteúdo

Notícias

Defesa de Tese de Mestrado, Área Modelos de Decisão e Saúde, de Rebeca Rocha Carneiro | CCEN UFPB

por Ana Magyar publicado: 28/11/2019 07h24, última modificação: 28/11/2019 17h55

O Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Programa de Pós-Graduação em Modelos de Decisão e Saúde (PPGMDS), conforme edital de dissertação, REBECA ROCHA CARNEIRO, tendo completado os requisitos necessários, defenderá a DISSERTAÇÃO DE MESTRADO intitulada: 'Qualidade de Vida de Adolescentes e Adultos Jovens Vivendo com HIV/AIDS e sua Associação com Aspectos Clínicos e Adesão ao Tratamento' como parte das exigências para obtenção do título de “Mestre em Modelos de Decisão e Saúde”.

DATA: 16/12/2019
HORA: 08:00
LOCAL: Sala 21
RESUMO: Com o advento da terapia antirretroviral (TARV) de alta potência, benefícios inequívocos para redução da morbimortalidade associada a aids bem como o aumento da sobrevida das pessoas vivendo com HIV/Aids (PVHA) tornou-se uma realidade. Com o aumento da sobrevida proporcionado pela terapia antirretroviral, as pessoas infectadas pelo HIV passaram a ter preocupações com a sua qualidade de vida (QV). Conhecer e compreender as condições físicas, psicológicas e sociais, que envolvem o paciente, representa uma ferramenta importante e indispensável para abordagem das pessoas que vivem com esse agravo. Neste contexto, chama-se a atenção para os adolescentes e adultos jovens que experimentam tão cedo a vivência com o HIV/aids e com o tratamento. O presente estudo teve como objetivo, avaliar a qualidade de vida de adolescentes e jovens vivendo com HIV/Aids e sua associação com aspectos clínicos e adesão ao tratamento. Trata-se de um estudo descritivo, de corte transversal e natureza quantitativa. O estudo será realizado em um hospital de referência em doenças infecciosas e parasitárias localizado no município de João Pessoa–PB. A população será constituída por adolescente e jovens vivendo com HIV/Aids que estejam sendo acompanhados ambulatoriamente no hospital selecionado para o estudo. Para coleta de dados, será utilizado um questionário estruturado contendo informações sócias demográficas e clínicas, e instrumentos específicos para avaliação da qualidade de vida e adesão ao tratamento, se necessário, os prontuários serão consultados para complementar informações. A amostra será do tipo probabilística, onde, será adotado para cálculo da amostra, uma margem de erro de 7,6 % com grau de confiança de 95%, onde o mínimo necessário para o tamanho da amostra no processo de amostragem sistemática corresponde a um n = 74. O desenvolvimento dessa investigação é oportuno para que informações acerca da epidemiologia e dos fatores que interferem na qualidade de vida dos adolescentes e jovens vivendo com HIV/Aids sejam disponibilizadas para subsidiar decisões de profissionais da área da saúde e correlatas no sentido de prevenir e controlar os fatores que podem afetar a QV destas pessoas, desse modo, proporcionando aos indivíduos afetados melhores condições de vida.
MEMBROS DA BANCA: 
Presidente - 2570315 - CALIANDRA MARIA BEZERRA LUNA LIMA
Interno - 1643224 - HEMILIO FERNANDES CAMPOS COELHO
Interno - 6331987 - JOAO AGNALDO DO NASCIMENTO
Interno - 1724406 - LUIZ MEDEIROS DE ARAUJO LIMA FILHO
Externo ao Programa - 3226188 - MARIA ELIANE MOREIRA FREIRE
Interno - 1454201 - RODRIGO PINHEIRO DE TOLEDO VIANNA

Mais informações no site do PPGMDS

Assessoria de Comunicação-CCEN|UFPB
Fones: (83) 3216-7431 | 98108-5251