Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Condições de Vida Causa Câncer no Sertão do Nordeste Segundo Estudos do Pesquisador João Batista Carvalho do CCEN | UFPB

por Ana Magyar publicado: 17/07/2019 10h10, última modificação: 17/07/2019 11h12

O Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do  Programa de Pós-Graduação em Modelos de Decisão e Saúde, divulga, segundo os estudos do Pesquisador João Batista Carvalho, o aumento do número de mortes por câncer no sertão nordestino é atribuída as condições de vida da população idosa da região.

O panorama obtido pelo pesquisador mostrou que o câncer ocupa o segundo lugar no ranking de mortes de idosos no Nordeste, entre homens e mulheres. Os três que mais atingem essa população são o de próstata (entre os homens), o de mama (entre as mulheres) e o de pulmão, no geral. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde (SIM/MS), de 2010 a 2015, sobre as 188 microrregiões que compõem os nove estados do Nordeste Brasileiro.

Entre as condições de vida mais frequentes, relacionadas pelo pesquisador, responsáveis por este tipo de mortalidade encontram-se a renda, o analfabetismo, o fator água e a pobreza. No entanto, defende o pesquisador, que com planejamento de saúde pública incluindo o acompanhamento para a conscientização, prevenção e descoberta de doenças, resulta a tratamentos mais eficazes.

Fones: (83) 3216-7430 | 98108-5251
anacristinamagyar@tv.ufpb.br