Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Ciclo de Colóquios da Física sobre "Demônio de Maxwell e Computadores Quânticos" com o Pesquisador do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Roberto Sarthour Junior, Hoje, 18/11/2022 | CCEN UFPB

por Ana Magyar publicado: 18/11/2022 10h50, última modificação: 18/11/2022 10h50

O Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Física (PPGF), realiza o ciclo de colóquios da Física com o tema da vez "Demônio de Maxwell e Computadores Quânticos", ministrado pelo Pesquisador Dr. ROBERTO SILVA SARTHOUR JUNIOR, no dia 18/11/2022, às 16h, via Google Meet.

Roberto Silva Sarthour Junior é mestre em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF). Ph.D. pela Universidade de Oxford. Atualmente é pesquisador titular I do CBPF.

No colóquio será abordado uma nova área de pesquisa conhecida como Termodinâmica Quântica, onde estudamos os fenômenos termodinâmicos no regime quântico. Podemos dizer que esta área conecta a Informação Quântica – onde estudamos como processar, armazenar e transmitir informação utilizando fenômenos quânticos – à Termodinâmica. Na verdade este link não é algo novo na física. Em 1871 James C. Maxwell criou um experimento mental, que se tornou um paradoxo conhecido como Demônio de Maxwell, em que um ser inteligente conseguiria violar a segunda lei da termodinâmica. Este experimento mental teve profundas implicações na física, e a solução veio somente 100 anos depois com Charles H. Bennett, cuja explicação conectava a Termodinâmica e a Teoria da Informação. Discutiremos também alguns resultados experimentais atuais.

Fones: (83) 3216-7431 | 98108-5251