Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > CCEN Contribui com Dicas de Leitura Gratuita do E-book “Emagrecimento com Dieta e Exercício Físico“ | UFPB
conteúdo

Notícias

CCEN Contribui com Dicas de Leitura Gratuita do E-book “Emagrecimento com Dieta e Exercício Físico“ | UFPB

por Ana Magyar publicado: 02/02/2023 09h46, última modificação: 02/02/2023 09h46

ebook_emagrecimento_dietaeexercicio.png

O Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) contribui com dicas de leitura gratuita do e-book “Emagrecimento com Dieta e Exercício Físico - Aspectos Metabólicos, Endócrinos e Genéticos" (disponível para download), publicado pela Editora da UFPB em 29 de agosto de 2022 e organizado pelos professores Alexandre Sérgio Silva e Francisca Karinny Lemos Barbosa.

O e-book é direcionado para profissionais de saúde, especialmente educadores físicos e nutricionistas, que desejam atuar na prática clínica com o máximo de embasamento científico. Embora os procedimento de prescrição de exercício e dieta visando emagrecimento algo simples, as bases teóricas para estes procedimentos são algo bem mais complexo do que parece, e com a intenção de oferecer, em um único documento, explanações sobre estes complexos aspectos envolvidos no emagrecimento.

No assunto será apresentado os mecanismos metabólicos, moleculares e genéticos envolvidos no ganho de peso (diferenciando adipogênese de lipogênese) e da lipólise (emagrecimento). Na explanação das concepções atuais sobre fatores que facilitam ou dificultam o emagrecimento, incluindo aspectos fisiológicos e genéticos.

Na compreensão do processo biológico do emagrecimento de forma profunda, as questões relativas ao exercício e à dieta serão apresentadas. Neste ínterim, o potencial destes dois tratamentos serão apresentados de uma forma científica e crítica, mas ao mesmo tempo prática, de modo que o leitor poderá adquirir os pressupostos biológicos e clínicos necessários para prescrever a dieta ou exercício da forma mais segura e eficaz.

Assessoria de Comunicação-CCEN|UFPB
Fones: (83) 3216-7431 | 98108-5251