Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Não erre na descrição física de documentos impressos
conteúdo

Notícias

Não erre na descrição física de documentos impressos

Aprenda a referenciar a descrição física em documentos impressos
por Ana Roberta Mota publicado: 08/06/2022 07h21, última modificação: 09/06/2022 11h54
A Biblioteca Setorial do CCEN da UFPB autoriza a reprodução total ou parcial de seu conteúdo, desde que seja citada a fonte: Biblioteca Setorial do CCEN/UFPB.

DESCRIÇÃO FÍSICA - DOCUMENTOS IMPRESSOS

  • Pode ser registrado o número da última página ou folha de cada sequência, respeitando-se a forma encontrada (letras e algarismos romanos e arábicos). Se necessário, indica-se a quantidade de páginas não numeradas, entre colchetes.
  • Quando o documento for constituído de apenas uma unidade física, indica-se o número total de páginas ou folhas, seguido da abreviatura p. ou f., respectivamente.
  • Quando o documento for publicado em mais de uma unidade física, indica-se a quantidade de volumes, seguida da abreviatura v.
  • Se o número de volumes bibliográficos diferir do número de unidades físicas, indica-se primeiro o número de volumes bibliográficos, seguido do número de unidades físicas.
  • Em partes de publicações, devem-se indicar os números das folhas ou páginas inicial e final, precedidos da abreviatura f. ou p. Se a publicação for em volumes, indica-se o número do volume, precedido da abreviatura v. Se necessário, indicar outra forma de individualizar a parte referenciada.
  • Quando a publicação não for paginada, indica-se, caso seja necessário, a quantidade de páginas entre colchetes. Caso a numeração de páginas seja irregular, indica-se a sequência apresentada no documento.

EXEMPLOS:

  1. FELIPE, Jorge Franklin Alves. Previdência social na prática forense. 4. ed. Rio de Janeiro: Forense, 1994. viii, 236 p.
  2. JAKUBOVIC, J.; LELLIS, M. Matemática na medida certa 8. série: livro do professor. 2. ed. São Paulo: Scipione, 1994. 208, xxi p.
  3. RESPRIN: comprimidos. Responsável técnico Delosmar R. Bastos. São José dos Campos: Johnson & Johnson, 1997. 1 bula de remédio (2 p.).
  4. PIAGET, Jean. Para onde vai a educação. 7. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1980. 500 p.
  5. TOURINHO FILHO, F. C. Processo penal. 16. ed. rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 1994. 4 v.
  6. SILVA, De Plácido e. Vocabulário jurídico. 4. ed. Rio de Janeiro: Forense, 1996. 5 v. em 3.
  7. LUCCI, E. A. Viver e aprender: estudos sociais 3: exemplar do professor. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 1994. 96, 7 p.

Referência

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6023: informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro, 2018.

A NBR 6023 pode ser acessada gratuitamente, pelos discentes, docentes e técnico-administrativos da UFPB:

Na rede UFPB:

Website: https://www.gedweb.com.br/ufpb

Fora da Rede UFPB:
Proxy da UFPB - Se você usa o Windows, baixar o Firefox UFPB (e usar credenciais do SIGAA).

Para ter acesso às dicas de normalização publicadas nas redes sociais e no website clique aqui

Mais informações, contate-nos: